Programa de Capacitação da CBT recebe Certificação OURO da ITF

A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou em 2013 a criação das certificações Ouro, Prata e Bronze para os programas de capacitação de suas nações filiadas e o Brasil foi um dos países contemplados e reconhecidos com a Certificação Ouro pelo trabalho que é desenvolvido para capacitar professores e treinadores de tênis em todo o país.

A Certificação Ouro do Programa de Capacitação da CBT é válida a partir de janeiro de 2014.

 

O que é a Certificação dos Programas de Formação de Treinadores?

O objetivo geral deste programa é assegurar que a formação dos treinadores que se realiza nos países membros da ITF esteja cumprindo os requisitos mínimos estabelecidos pela ITF nos diferentes níveis.

O reconhecimento da ITF se baseia em critérios e normas para a formação de treinadores que foram acordados pelos diretores de capacitação das principais nações do tênis e aprovado posteriormente pela Comissão de Treinadores da ITF e pela diretoria da ITF.

Com isso a ITF espera ajudar as confederações nacionais a criar seu próprio programa de formação de treinadores e melhorar o nível de ensino do tênis em todo o mundo.

 

Níveis de Certificação

A ITF reconhece os programas de capacitação de treinadores das confederações nacionais em três níveis: Ouro, Prata e Bronze.

 

Critérios para a Certificação

Para cada Nível de Certificação são analisados diferentes requisitos, entre os quais destacamos: carga horária de 300 horas, capacidade para ministrar os cursos equivalentes aos Níveis 1,2 e 3 da ITF, sistema de competências e avaliações, calendário de cursos, equipe de tutores, treinamento da equipe, produção de materiais, site oficial, sistema de graduação de treinadores, realização de um Workshop Nacional, estrutura do departamento, entre outros.

 

 Atualmente há 16 países com Certificação Nível Ouro:

· Austrália 

 · Alemanha

· Áustria 

 · Grã-Bretanha

· Bélgica 

 · Itália

· Brasil 

 · Irlanda

· Canadá 

 · Portugal

· Colômbia 

 · Espanha

· Finlândia 

 · Suíça

· França 

 · Holanda