Beach Tennis brasileiro tem recorde de contemplados pelo Bolsa Atleta
Beach Tennis brasileiro tem recorde de contemplados pelo Bolsa Atleta 19 Jan 2017

Florianópolis (SC), 19 de janeiro de 2017 - O Ministério do Esporte anunciou nesta quarta-feira os atletas de beach tennis contemplados para o programa Bolsa Atleta. Ao todo foram 14 beachtenistas contemplados para o Bolsa Atleta Internacional de acordo com os resultados obtidos em competições oficiais internacionais e estando vinculados à CBT, a entidade nacional que regula o Tênis, Beach Tennis e Tênis em Cadeira de Rodas no Brasil.

 

Desde a criação do Departamento de Beach Tennis na Confederação Brasileira de Tênis, em 2014, a entidade indica atletas para o programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte com o objetivo de incentivar os atletas no esporte. Com este apoio, os beachtenistas têm uma maior facilidade para viajar e treinar para as competições oficiais da modalidade da ITF/CBT.

 

A cada ano a CBT vem conseguindo aumentar o número de atletas contemplados, o que ajuda a elevar o nível de competitividade dos beachtenistas do país. Em 2014, foram 7 atletas contemplados, em 2015 aumentou para 9 e no ano de 2016 chegamos ao maior número, com o total de 14 beachtenistas.

 

A Bolsa Atleta para o Beach Tennis funciona da seguinte forma:

 

A CBT indica a cada ano eventos internacionais onde os atletas podem concorrer ao pleito para o Bolsa Atleta. Estas competições são: Mundial por Equipes ITF (CBT leva todo ano equipe profissional e sub-14 anos para a Rússia), Mundial de Duplas ITF, Campeonato Pan-Americano ITF, Jogos Sul-Americanos de Praia e uma etapa do circuito ITF/CBT (Com escolha da CBT de acordo com a possibilidade de beneficiar o maior número de atletas brasileiros). O atleta deve ficar entre os três primeiros classificados do campeonato para poder ser indicado. A novidade neste ano foram 

 

Novidade este ano foram os atletas da categoria sub-14 anos, que foram vice campeões no Mundial por Equipes na Russia.

 

Após a indicação pela CBT, o atleta tem a responsabilidade de entregar toda a documentação necessária, conforme os pré-requisitos abaixo. O valor mensal para a categoria Internacional do Bolsa Atleta é de R$ 1850.

 

1. Maior de 14 anos

2. Estar vinculado a uma entidade de prática esportiva (clube).

3. Ter filiação à Entidade de Administração de sua modalidade, tanto Estadual (Federação) como Nacional (Confederação).

4. Ter participado de competição internacional, indicada pela Entidade Nacional, no ano imediatamente anterior àquele em que está pleiteando a bolsa, tendo obtido a seguinte classificação:

- 1. De 1º a 3º lugar em Campeonatos Mundiais

- 2. De 1º a 3º lugar em Jogos ou Campeonatos Pan-Americanos e Parapan-Americanos ou

- 3. De 1º a 3º lugar em Jogos ou Campeonatos Sul-Americanos

 

Documentos necessários:

5. Cópia de documento de identidade e do CPF;

6. Declaração da entidade de prática desportiva atestando que o atleta:

- 1. Está regularmente vinculado a ela; e

- 2. Participa regularmente de treinamento para futuras competições oficiais nacionais ou internacionais

7. Declaração da entidade nacional de administração do desporto da respectiva modalidade atestando que o atleta: 

- 1. Está regularmente inscrito jungo a ela; e

- 2. Participou em competição esportiva de âmbito internacional no ano imediatamente anterior àquele em que pleiteia a concessão do benefício e indicando o resultado obtido que o habilita ao pleito.

8. No caso do atleta que pleiteia o benefício ter obtido classificação nos Jogos Sul-Americanos, Pan-Americanos ou Parapan-Americanos, deverá apresentar declaração do Comitê Olímpico Brasileiro ou do Comitê Paralímpico Brasileiro, respectivamente, atestando sua participação na delegação brasileira que representou o País na última edição do evento, indicando o resultado obtido que o habilita ao pleito.

9. Declaração de Patrocínio;

10. Plano Esportivo Anual.

 

 

Atletas que não entregam a documentação dentro do prazo indicado pelo Ministério do Esportes perdem a oportunidade ser contemplação. Após contemplado, o Ministário do Esporte acompanha o atleta de acordo com as informações providenciadas pela CBT, mostrando que o atleta está em plena atividade (mostrando quais torneios oficiais CBT/ITF o atleta está participando durante o ano que está recebendo Bolsa Atleta) e se o atleta continua filiado.

 

A CBT parabeniza os seguintes atletas, contemplados para o Bolsa Atleta 2016 na categoria Internacional de modalidade não-olímpica:

 

Joana Cortez (Campeã Pan-Americano ITF 2015)

Samantha Barijan (Campeã Pan-Americano ITF 2015)

Flávia Muniz (Vice-campeã Pan-Americano ITF 2015)

Sofia Kelbert (Vice-campeã Pan-Americano ITF 2015)

Lorena Melo (3º lugar Duplas Mistas Pan-Americano ITF 2015)

Isabella Costa (Vice-campeã Mundial por Equipes ITF 2015)

Vitor Tremura (Vice-campeão Mundial por Equipes ITF 2015)

Diogo Carneiro (3º lugar Pan-Americano ITF 2015)

Marcus Ferreira (Campeão Pan-Americano ITF 2015)

Raffael Agulha (Vice-Campeão Etapa ITF 2015)

Ralff Abreu (3º lugar Pan-Americano ITF 2015)

Thales Santos (Campeão Pan-Americano ITF 2015)

Vinicius Chaparro (Vice-campeão Etapa ITF 2015)

Vinicius Font (Vice-campeão Pan-Americano 2015)

 

Para ter a oportunidade de ser contemplado, reforçamos aos atletas a importância de disputar competições oficiais da CBT e ITF, que são fundamentais na formação das seleções que disputam eventos internacionais e a consequente possibilidade de pleitear a Bolsa Atleta de acordo com o resultado obtido.

 

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios e o co-patrocínio Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte