Departamento de Arbitragem realizou dois workshops em Campinas
Departamento de Arbitragem realizou dois workshops em Campinas 28 Mar 2017

Credito: Divulgação

 

Campinas (SP) – 28 de março de 2017 – O Departamento de Arbitragem realizou duas importantes atividades no último final de semana em Campinas. Foram dois workshops sendo um para árbitros gerais indicados pelas Feds estaduais e outro para juízes de cadeira. A ideia principal da primeira atividade era atender aos árbitros que já atuam em seus estados. Reunimos 12 árbitros gerais inscritos por cinco federações e durante as atividades pudemos revisar regras de tênis, código de conduta, suspensão e adiamento dos jogos, critérios e prioridades para programação dos jogos além de procedimentos para jogos sem juízes de cadeira. A atividade para os árbitros gerais iniciou na 4ª feira e terminou na 5ª feira a tarde. Os participantes foram:

 

Luiz Marcio

Rocha

DF

Mauricio

Carradore

SP

Armando

De Fanti

SP

Lauro

Nishiura

SP

Ruben Marco

Avila

ES

Igor de Moraes

Peres

ES

Jair

Montovani Filho

ES

Jander

Rezende

SC

Patricia

Kleine

SC

Aldo

Ramos

SC

Thiago

Martins

MG

Jeferson

Pinto da Silva

MG

 

As atividades para os juízes de cadeira tiveram inicio na tarde da 5ª feira e termino no sábado com o final dos jogos programados para o primeiro dia do qualificatório do future feminino que acontece em Campinas. Um grupo de 22 árbitros já com alguma experiência na função participou e mais uma vez a atividade foi muito proveitosa. Revisamos regras de tênis, código de conduta além de técnicas para atuar como juiz de cadeira. O grupo estava bastante motivado e interessado e mais uma vez o resultado foi excelente. Como atividade pratica todos atuaram os jogos do qualificatório e foram observados pelos árbitros certificados que atuarão durante a semana. Os participantes foram:

 

Andrei

Pavão

SP

Andrea

Klein

RS

MAURICIO

CARRADORE

(SP)

Armando

Da Fanti

SP

Mauricio

Mazini

SP

Silas Mateus

Brandao

MG

ADEMIR

LIMA

RS

Bruno

Serra

SP

Salete

Canalli

RS

Guilherme

Sampaio

RJ

Jaleska

Mendes

RS

José Jorge

Souza

SP

Marcia Valeria

de Souza

Rj

Antonio Assao

Ono

SP

LAURO

NISHIURA

SP

Lucas

Cabral

SP

Sandro

Ciardi

(SP)

Jeferson

Pinto da Silva

MG

leandro

souza

sp

Murcia

Pereira

SP

Wellington

Sousa

SP

Osvaldo André

Furlaneto

SC

 

As duas atividades foram conduzidas por Ricardo Reis, coordenador de arbitragem da CBT. “Foi uma excelente oportunidade pode realizar essas atividades uma vez mais. A ideia de reunir os árbitros gerais que já atuam em seus estados foi muito importante para que pudessem revisar regras e procedimentos e retornarem aos seus estados com informações atualizadas e corretas. Certamente as federações que inscreveram seus árbitros terão um melhor serviço em seus próximos torneios. Os dois grupos se mostraram bastante motivados e interessados em aprender e entendo que é muito importante seguir apoiando e direcionando esse grupo de pessoas que demonstram interesse em arbitragem. Mantendo essas pessoas atualizadas aumentaremos as chances de os torneios oferecerem um melhor serviço de arbitragem aos tenistas participantes”, concluiu Ricardo Reis.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios e o co-patrocínio Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.