Joana Cortez e Rafaella Miiller conquistam a Copa Rio Beach Tennis
Joana Cortez e Rafaella Miiller conquistam a Copa Rio Beach Tennis 08 Mai 2017

Crédito: Cleon Medeiros

 

Rio de janeiro (RJ) – 08 de maio de 2017 - Com cerca de duas mil pessoas e muito sol na praia de Piratininga, em Niterói (RJ), deu Brasil no feminino e Itália no masculino na Copa Rio Beach Tennis, segundo maior evento do mundo com 708 atletas de 12 países, com premiação de US$ 10 mil e pontuação para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis.

 

Entre as meninas Joana Cortez e Rafaella Miiler, dupla campeã Mundial, única de fora da Itália a obter esse feito, brilharam neste domingo ficando com o título da Dupla Profissional Feminino ao derrotarem na grande decisão a dupla brasileira formada por Flávia Muniz e Nathália Font por 7/5 6/1.

 

Font e Muniz causaram a principal surpresa do torneio ao baterem na decisão a parceria formada pelas italianas Eva D´Elia e Veronica Visani de virada com parciais de 4/6 6/2 6/4: "Com certeza estou muito feliz, poder ganhar em casa, torneio super bem organizado, segundo maior do mundo, sentimos um pouco a pressão no começo do jogo, vinhamos de título semana passada, mas conseguimos encaixar nosso jogo no meio pro fim do primeiro set e deslanchamos. Quero agradecer minha treinadora, a italiana Simona Bonadonna", afirmou Joana que com sua parceria soma dois títulos e mais duas finais nos quatro eventos que disputaram este ano (final em Salinas, no Equador, e Gran Canaria, na Espanha, e título em João Pessoa): "Batemos na trave nos dois primeiros, perdemos para dupla italiana que vem ganhando tudo, mas conquistamos dois títulos seguidos que só dão confiança pra gente". Joana agora descansa e se prepara para Maceió, em Alagoas, mais um evento do circuito mundial em duas semanas.

 

Miiller, jovem de 23 anos, vibrou com o troféu: "Começamos mais pressionadas, essa torcida toda, nervosismo de jogar em casa, entramos presa, sabíamos que seria difícil, mas depois fomos nos acostumando, encaixamos nossa estratégia, ficamos mais atrás na quadra. Estou muito feliz com essa conquista de um torneio desse porte no Brasil, tem gente da minha terra de Praia Vermelha que tava torcendo aqui, foi super legal", disse a jogadora nascida em Londrina (PR) e que é radicada em Balneário Camboriú (SC).

 

No masculino dupla a brasileira em ascenção, Diogo Carneiro e Ralff Abreu perderam a final para os italianos Marco Garavini e Luca Cramarrossa por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 6/1. "Eles foram perfeitos, não erraram uma bola e merecem o título, estamos muito felizes com a final, uma final em casa foi emocionante, ainda mais na minha cidade", disse Ralff, atleta natural de Niterói.

 

"No 2/2 no primeiro set uma bola que foi por milímetros pra eles que poderia ter caído pra gente no 40/40 mudou o jogo que tinha começado equilibrado, assim é o esporte, esse detalhe acabou pesando, mas eles jogaram muito bem e mereceram. Não imaginávamos que chegaríamos a esta final, conquistamos um título na semana passada que nos deu confiança e estamos muito felizes", seguiu o carioca Diogo Carneiro.

 

A dupla brasileira ganhou o torneio de João Pessoa na semana passada, a maior conquista deles que haviam sido campeões Pan-Americanos no fim de 2016. Na semifinal Abreu e Carneiro superaram de virada a dupla do número 1 nacional e sétimo do mundo,Capeletti e Luca Carli é a líder, acreditamos que estamos parelhos a eles e vamos lutar pelo topo, sem dúvida. Os brasileiros estão muito bem também, alguns nomes como o Vinicius Chaparro, o Ralff e Diogo estão jogando cada vez melhor".

 

Confira os resultados da Copa Rio Beach Tennis:

 

Final Masculina

Marco Garavini/Luca Cramarrossa (ITA) 2x0 Ralff Abreu/Diogo Carneiro (BRA) 6/2 6/1

Final Feminina

Joana Cortez/Rafaella Miiller (BRA) 2x0 Nathália Font/Flávia Muniz (BRA) 7/5 6/1

Categoria A - Feminino - Mariana Carvalho e Mônica Borneau / Masculino - Jaílson Paz e Thiago Santos / Simples Feminino - Roberta Pletsc / Simples Masculino - Paulo Santos

Categoria B - Feminino - Tanara Pedrini e Simone Klein / Masculino - Patrick David e Marcos Cavallari Simples Feminino - Delaine Generoso / Simples Masculino - Marcelo Moreira

Categoria C - Feminino - Juliana Ferreira e Nayara Malheiros Masculino - Diogo Laydner e Anderson Pontes / Simples Feminino - Camila Eigelberg / Simples Masculino - Gabriel Santos

Dupla Mista A - Murilo Brisot/Stephanie Barbosa

Dupla Mista B - José Martins e Natascha Klein

Dupla Mista C - Guilherme Rosani/Rosana Leite

Sub 14 Masculino – Giovani Carianni e Murilo Martiniano

Sub 14 Feminino – Antonia de Souza e Sabrina Guimarães

Categoria 40+ – Masculino - Jaílson Paz/Alessandro Esteves Feminino - Mariana Carvalho e Mônica Borneau

Categoria 50+ – Masculino - Ricardo Castro e João Pinho / Feminino - Denise Cavalcante e Cláudia Conte

 

O Beach Tennis da Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios e a bola oficial é a Quicksand. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br,  www.facebook.com/cbtoficial,  www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.