WimBelemDon promove a inclusão social através do Tênis
WimBelemDon promove a inclusão social através do Tênis 09 Mai 2017

Crédito: Marcelo Ruschel

 

Florianópolis (SC) – 09 de maio de 2017 – WimBelemDon é um projeto social criado em 2000 e tem como principal objetivo promover a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social por meio do ensino do tênis e do acesso à atividades culturais e educacionais no bairro de Belém Novo, na zona sul da cidade de Porto Alegre.

 

As aulas de tênis acontecem de segunda a sexta-feira, em dois períodos, nas turmas pré-iniciante, iniciante, intermediário e avançado. Também há oficinas pedagógicas, matemática e português, além de oficinas culturais de cinema, artes e acompanhamento psicológico. As crianças recebem almoço e lanche no projeto. Cerca de 60 meninos e meninas, de 6 a 18 anos, do bairro Belém Novo e adjacentes, participam deste projeto, que está atendendo na metade de sua capacidade, em virtude da crise.

 

Marcelo Ruschel, fundador do projeto ao lado de sua esposa Luciane Barcelos, foi fotógrafo e trabalhou durante 31 anos. Já no início da carreira de fotógrafo, em 1983, aos 20 anos, Marcelo fazia a cobertura para quase todas as promotoras esportivas, se especializando em fotojornalismo esportivo, principalmente o tênis. Fotografou mais de 30 confrontos da Copa Davis, como fotógrafo da CBT e por mais de 15 anos como fotógrafo da ITF - International Tenis Federation. De 2000 à 2003, no auge da carreira de Gustavo Kuerten, o Guga, Marcelo foi contratado pelo maior patrocinador do melhor tenista brasileiro da história, o acompanhando em momentos históricos como o Bi e Tri em Roland-Garros, o Master Cup em Lisboa e vários Master Series que o Guga venceu.  A paixão pelo tênis é o motivo do WimBelemDon utilizar este esporte como ferramenta de Transformação Social.

 

O Projeto WimBelemDon foi criado no dia 31 de outubro de 2000, quando Ruschel alugou uma quadra de tênis abandonada no bairro Belém Novo. Mas as atividades iniciaram e seguem ininterruptas desde o dia 20 de março de 2003. O nome surgiu em trocadilho com o torneio mais tradicional do mundo, Wimbledon, disputado em Londres e uma brincadeira com o nome do bairro.

 

No ano de 2004 o projeto atraiu dois tenistas brasileiros de renome internacional, Thomaz Koch e Fernando Meligeni, que passaram a atuar como Embaixadores do projeto, divulgando-o e apoiando-o institucionalmente. Em 2015, o mineiro Bruno Soares se juntou ao time de Embaixadores.

 

O projeto acredita que o tênis ajuda as crianças a desenvolver a ética de trabalho e disciplina, lidar com erros e resolver problemas, responsabilizar-se por suas ações, controlar suas emoções diante da dificuldade, suportar o estresse, pressão e tensão, tomar decisões através do planejamento dos melhores golpes e estratégias, desenvolver rituais efetivos de desempenho, ampliar o espírito esportivo e a habilidade social, além de ganhar dignidade e perder com honra e aumentar o espírito de equipe e comunicação.

 

Através do seu evento beneficente anual, o Rolando Arroz, o WimBelemDon já foi visitado por tenistas como Gustavo Kuerten, Marcelo Melo, João Zwetsch, André Sá, Thomaz Bellucci, Franco Ferreiro, Fabiano de Paula, Thiago Fernandes, entre outros, além dos três incansáveis Embaixadores.

 

O WimBelemDon conquistou nos anos de 2011, 2013, 2014 e 2015 como o melhor projeto social no Prêmio Tênis, maior premiação do tênis brasileiro que é concedido pela CBT e pela Revista Tênis ao final de cada ano e também é o único projeto social brasileiro a conquistar o reconhecimento internacional com o prêmio ATP - Aces for Charity, que reconhece as melhores iniciativas sociais ligadas ao tênis em todos os cantos do planeta.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios e o co-patrocínio Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro, Peugeot e Companion SPORTS. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbteniswww.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.