Chile e Argentina conquistam o Sul–Americano de 12 anos em Florianópolis
Chile e Argentina conquistam o Sul–Americano de 12 anos em Florianópolis 12 Nov 2011

O Sul Americano por equipes categoria 12 anos encerrou neste sábado, em Florianópolis, no clube do Jurerê Sports Center. A competição reuniu 60 crianças dos dez países filiados à Cosat entre os dias 7 e 12 de novembro. O Brasil ficou com a quarta colocação pelo masculino após perder para a Colômbia neste sábado, já as meninas conquistaram o quinto lugar ao vencerem o Uruguai. Os campeões foram o Chile, no masculino e Argentina pelo feminino.

 

Na decisão do terceiro lugar a equipe masculina do Brasil enfrentou a Colômbia e acabou derrotada. Rafael Tosetto foi superado no primeiro jogo por Frazier Rengifo por 6/1 6/3 e Nicolas Mejia fechou o confronto para a Colômbia ao vencer Gabriel Decamps por 6/4 6/2. Com a definição do confronto as equipes optaram por não jogar as duplas. O capitão José Luiz Alves avaliou a participação brasileira de forma positiva. “Poderíamos ter alcançado um resultado melhor, os meninos oscilaram muito durante os jogos, o que é normal nessa idade, mas saímos daqui felizes com o desempenho da garotada”, Considerou o capitão brasileiro.

 

No feminino, a carioca Nicole Souza garantiu mais uma vitória ao passar pela uruguaia Augustina Bugna com 7/5 6/0 e Maria Zanella empatou o confronto após vencer Nathalia Gasparin por 6/0 6/3. No desempate a dupla Nicole Souza e Thaisa Pedretti venceu Augustina Bugna e Maria Zanella e fechou o confronto para o Brasil. O capitão da equipe feminina Mario Mendonça acredita que a competição foi proveitosa no sentido de avaliar o rendimento das meninas. “O resultado foi bom, mas ainda tem muito a melhorar, deu pra avaliar melhor as meninas e agora é treinar pra melhorar cada vez mais”, disse Mendonça.

 

O Chile sagrou-se bicampeão do Sul Americano na categoria masculina ao vencer o confronto contra a Argentina por 2 a 1, já no feminino, a Argentina garantiu o título depois de superar o Paraguai também por 2  a 1. Estiveram presentes na cerimônia de premiação o presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Jorge Lacerda, o presidente da Confederação Sul Americana de Tênis, Arturo Grimaldi, além de dos demais presidentes das Confederações e membros da diretoria. A classificação geral ficou assim:

 

 

Masculino –                                                                                Feminino –

1) Chile                                                                                        1) Argentina

2) Argentina                                                                                2) Paraguai

3) Colômbia                                                                                3) Colômbia

4) Brasil                                                                                      4) Peru

5) Peru                                                                                        5) Brasil

6) Paraguai                                                                                 6) Uruguai

7) Equador                                                                                  7) Venezuela

8) Bolívia                                                                                    8) Equador

9) Venezuela                                                                              9) Bolívia

10) Uruguai                                                                              10) Chile

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio oficial dos Correios e co-patrocínio da Mapfre Seguros, CPFL e da Peugeot - Carro Oficial da CBT. O apoio é da Head e da Brascourt – Pisos Esportivos, Jurerê Sports Center e Puris Água Mineral, além do COB. Hotel oficial – Jurerê Beach Village