Bia fica com o vice na categoria 18 anos da Gerdau
Bia fica com o vice na categoria 18 anos da Gerdau 25 Mar 2012

Em sua pior partida da semana, a paulista Bia Haddad Maia ficou sem o título da Copa Gerdau e assim o jejum de 16 anos sem conquistas brasileiras nos 18 anos do torneio prossegue. Na decisão deste domingo, diante de grande público na Associação Leopoldina, ela foi batida pela cazaque Anna Danilina, de 16 anos, por 6/2 e 6/3.

 

Bia reconheceu que entrou em quadra nervosa para a partida final. "Não me senti bem em nenhum momento do jogo. O lado psicológico pesou muito e eu não consegui me soltar", garantiu. Mas destacou a importância de ter disputado uma competição como a Gerdau. "Fiz um grande torneio, ganhei de jogadoras mais bem ranqueadas do que eu. Foi uma semana positiva", completou a atleta que disputará um ITF em Ribeirão Preto dentro de oito dias.

 

Danilina conquistou o segundo título consecutivo no Brasil, repetindo a campanha no Banana Bowl: "Fiz bons jogos", disse a jogadora, nascida em Moscou, mas que defende o Cazaquistão há cerca de um ano. Ela volta para a capital russa onde ficará duas semanas treinando e depois o foco será a disputa do circuito júnior na Europa.  

 

No masculino, o francês Mathias Bourgue conquistou o bicampeonato, ao derrotar o belga Kimmer Coppejans em dois sets, parciais de 6/3 e 6/2. Ele fez questão de dizer, em português, que vencer a Gerdau tem para ele um sentido especial porque sua mãe é baiana. "Aqui me sinto em casa", disse. O primeiro título no torneio foi conquistado em 2010. No ano seguinte, por causa de uma lesão no quadril esquerdo, o francês não pôde defender seu título. "Treinei muito para ganhar neste ano", observou o jovem que começou no tênis entusiasmado com a vitória de Guga Kuerten, em 2000, em Roland Garros.

 

De Porto Alegre, Bourgue segue para a Argentina onde disputará o torneio profissional da série Future na cidade de Vila del Dique. O jovem francês já vem mesclando competições da categoria júnior e profissional. Atualmente é o número 826 no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Mas o foco nesta temporada são os Grand Slam juniors em Roland Garros e em Wimbledon.

 

A categoria 18 anos conta pontos como um evento de Grupo A para o ranking mundial, equivalendo aos quatro Grand Slams juvenis: Wimbledon, Roland Garros, US Open e Australian Open, além do Orange Bowl (Estados Unidos), Italian Open (Itália), Osaka Cup (Japão) e Casablanca Cup (México). Os campeões somam 250 pontos no ranking júnior mundial.