Roland-Garros Amateur Series fortalece circuito de classes da CBT
Roland-Garros Amateur Series fortalece circuito de classes da CBT 28 Ago 2018

Crédito: Marcello Zambrana

 

Brasília (DF) – A primeira etapa do Roland-Garros Amateur Series by Peugeot foi um grande sucesso. Realizado em parceria com a Federação Francesa de Tênis, o torneio reuniu 208 tenistas amadores de 10 Estados brasileiros durante quatro dias, de quinta-feira a domingo, nas quadras de saibro do Iate Clube de Brasília, e envolveu a capital federal pelo clima do charmoso Grand Slam francês. 

 

O evento também marcou a abertura do Circuito de classes da Confederação Brasileira de Tênis. A próxima etapa será em Belo Horizonte, entre 18 e 21 de outubro, no Minas Tênis Clube. A terceira etapa ocorrerá em Porto Alegre, de 22 a 25 de novembro. Já o Masters, que reunirá os oito melhores de cada categoria, será disputado no Rio de Janeiro, em março de 2019. O campeão geral de cada categoria, após as três etapas e o Masters, participará de um sorteio, onde o vencedor ganhará uma viagem a Roland Garros com as despesas totalmente pagas durante uma semana.

 

"Conferi in loco a primeira etapa do Roland Garros Amateur Series by Peugeot e me impressionou o feddback positivo de todos os participantes. A organização foi impecável, o clube vestiu a camisa e entendeu a importância do evento. O selo Roland Garros é um diferencial muito grande e motiva cada vez mais as pessoas a jogarem. O patrocínio da Peugeot nos deu o conforto para entregar um torneio de qualidade, desde o coquetel de abertura até a entrega dos kits, além do nível técnico em si", avaliou o presidente da CBT, Rafael Westrupp, que acredita em um sucesso ainda maior nas próximas edições. 

 

"Com certeza, as próximas etapas terão a mesma qualidade e, sem dúvidas, terá um aumento significativo no número de participantes. Quem participou quer disputar de novo e a nova gestão da Federação Mineira de Tênis está fazendo um grande trabalho e, com certeza, vai trazer o público local, de Minas Gerais, para jogar. Somando os amadores de outras regiões do Brasil tenho certeza que vamos passar a casa dos 300 inscritos", projetou Westrupp.  

 

O presidente da Federação Brasiliense de Tênis, Sérgio Oprea, seguiu pela mesma linha. "O torneio foi considerado um sucesso por todos, tenistas, clube e público. Foi um início de circuito muito bom. Acho que gerou uma imagem positiva para quem acompanhou de outros Estados e que será um circuito muito interessante. Acredito que a etapa de Belo Horizonte terá mais inscritos e mais Estados participando. O nível técnico também estava bem interessante, conseguimos fechar quase todas as categorias, com 208 inscritos. Então, foi muito positivo", ressaltou Oprea.

 

O Diretor de Tênis do Iate Clube de Brasília, Gilson Luz, destacou o clima do Grand Slam francês da competição. "Nesses quatro dias de torneio, parece que a atmosfera e a magia de Roland Garros estavam presentes aqui em Brasília, em nosso Iate Clube. Foi uma grande honra para nós iniciarmos com a realização da primeira etapa, esse novo modelo de competição idealizado pela Federação Francesa de Tênis e pela Confederação Brasileira de Tênis e creio que, pelo entusiasmo apresentado pelos tenistas inscritos, o sucesso do evento está plenamente garantido", assegurou Luz.

 

Para o diretor do torneio, Aristides Barcellos, o Roland-Garros Amateur Series também foi um sucesso e a tendência é o número de inscritos crescer para as próximas etapas. "O torneio foi muito bom, clube excelente, a qualidade das quadras muito boa. O evento foi muito recebido pelo público, todos os participantes gostaram muito do formato do torneio, da organização. O torneio teve muitos brasilienses, sócios do Iate, mas também contou com tenistas de dez Estados. Então, isso mostra como essa categoria de classes é importante para o tênis. A expectativa é que na próxima etapa em Belo Horizonte vá muita gente que disputou a abertura, em Brasília, além de tenistas de outros partes do país. A tendência é que o torneio cresça ainda mais nas próximas etapas", finalizou Barcellos.

 

Esta é a primeira vez que a CBT tem um circuito de tênis amador que reunirá adolescentes e adultos no mesmo torneio. O Amateur Series é destinado a jogadores amadores, homens e mulheres, a partir de 13 e sem limite de idade, e contará com um sistema de pontos para o ranking nacional de classes. No total, são 22 categorias, da 1ª a 6ª classe no masculino e da 1ª a 5ª no feminino.


A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios, Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbteniswww.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis