Presidente da CBT prestigia Brasileirão Sêniors, em Salvador
Presidente da CBT prestigia Brasileirão Sêniors, em Salvador 10 Set 2018

Crédito: Suely Barros

 

Salvador (BA) – O presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Rafael Westrupp, prestigiou o Campeonato Brasileiro Sêniors de Tênis, o Brasileirão da categoria, realizado no Costa Verde Tennis Clube, em Salvador (BA), na última semana.

 

Westrupp destacou a importância da competição, prometeu buscar alternativas para Salvador ter um evento mundial fixo no calendário e ainda ir atrás de melhorias para o circuito de veteranos, que vai da categoria 35 anos até 85. 

 

O Brasileirão Sêniors contou com 196 tenistas de 17 estados brasileiros, oito deles entre os 10 melhores do mundo. A competição também somou pontos para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis.

 

Westrupp, que ficou dois dias em visitas e conversou com atletas e organizadores do evento, destacou a organização da competição. "O clube já conhecia, tem uma estrutura fantástica, mas sobretudo tem pessoas comprometidas com o esporte e isso vale mais do que a própria estrutura em si. Fiquei muito feliz quando conheci o Washington Nilo (diretor do evento) no início do ano junto com o Duda Catharino, presidente da Federação Baiana, e prontamente me comprometi a estar presente. Quando chegamos aqui e vemos toda a estrutura montada, o feedback positivo dos jogadores é muito bom. O número de inscritos teve uma evolução de 80% isso e, com certeza, é fruto de pessoas envolvidas, crédito ao Nilo que está totalmente engajado com processo de execução e de operação", avaliou o presidente.

 


De acordo com o regulamento, o Campeonato Brasileiro Sêniors é itinerante. A cada temporada muda de cidade. No último ano foi em Aracaju (SE) e a próxima temporada ainda tem local indefinido. Apesar disso, o Costa Verde Tennis Clube quer manter um grande evento de porte nacional e mundial para 2019. "É nosso objetivo, Começamos com um evento apenas nacional, ano passado tivemos cerca de 120 inscritos, esse ano aumentamos bastante em estrutura para receber o Brasleiro e o resultado foi o aumento do número de atletas e estamos recebendo muitos elogios. Sem dúvida estamos em contato permanente com a CBT para fixar um evento mundial ITF aqui a partir de 2019, estamos muito empenhados," afirmou Washington Nilo.

 

Segundo Westrupp, a CBT se esforçará para que Salvador sedie um torneio ITF. "A impressão é a melhor possível na confiança que novos eventos como esse no próximo ano e depois possam acontecer. O Brasileirão é itinerante pelo regulamento, mas nada impede que esse torneio seja o passaporte para que o próprio clube e a Federação Baiana de Tênis possam sediar novos eventos e que possamos ter essa composição FBT e CBT para que possam trazer novos torneios para o estado", ressaltou. 

 

"Com certeza o relatório desse torneio será muito bom pela organização como um todo e pelo que o clube ofereceu. O caminho é receber a solicitação daqueles organizadores e Federações que querem receber um ITF e vou levar a proposta à COSAT (Confederação Sul-Americana de Tênis). Não será tão fácil, pois temos Uruguai, Chile, Argentina, que são os que mais se apresentam para realizarem Sêniors. É uma luta, uma negociação política, mas vou buscar trazer mais um torneio ITF para cá", garantiu.

 


Tenistas ficam otimistas com presença do presidente no evento

 

Cerca de 400 tenistas do Brasil participam ativamente do circuito nacional e internacional Sêniors da ITF e da CBT. Um dos padrinhos dos atletas é Amadeu Façanha, de Brasília (DF), que joga o circuito desde 2002 e conquistou o tricampeonato na categoria 60 anos. Atual sexto do mundo, Façanha conversou com Westrupp, destacou a importância de sua vinda à capital baiana e apontou algumas melhorias para os atletas brasileiros da categoria.

 

"Temos que destacar a vinda do Rafael Westrupp ao Campeonato Brasileiro. Eu não lembro o último presidente da CBT que veio prestigiar um evento Sêniors, então essa vinda mostra que ele está disposto a olhar pelo Sêniors e isso é importantíssimo para nós. Fizemos mais reinvidicações sobre ajuste de calendário e parte técnica e ele prometeu nos apoiar", afirmou.

 

Hall dos Campeões:

 

35F - Paula Negrão (AL)

35M - José Evaldo Jr. (BA)

40M - Felipe Miana (MG)

45M - Clayvert Gusmão (RJ)

45F - Maria Luisa (RS)

50F - Tania Candemil (SC)

50M - Marco Silva (PR)

55M - Helio Ferreira (SP)

55F - Lilia Brito (DF)

60F - Rosangela Fritelli (SP)

60M - Amadeu Façanha (DF)

65M - Carlos Paz (BA)

65F - Sueli Reis (PR)

70M - Paulo Silva (BA)

70F - Nilda Santana (BA)

75F - Christa Coelho (MG)

80M - Humboldt Jordão (GO)

Duplas:

35FD - Paula Negrão/Carolina Madrid (AL/DF)

35MD - Tom Paim/Francisco Caetano (BA/AP)

40MD - Marcio Iorio/José Amaiudo (RJ)

50FD - Tania Candemill/Lilia Britto (SC/DF)

50MD - Marco Silva/Carlos Cucchi (PR/SP)

55MD - Hildebrando Silva/Pedro Coelho (BA/GO)

60FD - Jean Souca/Luiza Silva (BA)

60MD - Henrique Avancine/Alfredo Americano (SP/BA)

65FD - Sueli Reis/Diva Menechelli (PR/SP)

65MD - Fernando Doria/Wong Kwan (AL/RJ)

75MD - Francisco Coelho/José Silvestre (RJ/GO)

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios, Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis