Estão definidas as quartas da 10ª Copa Santa Catarina, em Itajaí
Estão definidas as quartas da 10ª Copa Santa Catarina, em Itajaí 10 Out 2018

Crédito: Luiz Cândido/Luz Press

 

Itajaí (SC) –  Atleta que treina em Itajaí (SC) e tenista que começou a jogar através de um projeto social no interior de Goiás foram destaques nesta quarta-feira e se classificaram para as quartas de final da 10ª Copa Santa Catarina Internacional de Tênis, torneio realizado no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC), com pontuação para o ranking mundial da Federação Internacional de Tênis até 18 anos. O evento conta com 379 atletas de 13 países e termina no sábado. O torneio tem entrada gratuita. 

 

A tenista de Minaçu (GO), a goiana Nalanda Teixeira, de 15 anos, superou a brasileira Isabela Mercante por 5/7, 7/5 e 6/1 e vai brigar por vaga na semifinal diante da britânica Mila Burek, que superou a catarinense Namie Isago por 6/4 6/0. 

 

Nalanda é a segunda melhor jogadora da América do Sul na categoria 16 anos e disputou o Mundial da categoria em Budapeste, na Hungria. 

 

A principal favorita ao título do torneio, a finlandesa Alexandra Antilla, que vem de título em Salvador (BA), manteve o embalo e aplicou 6/1 6/2 em Paolo Campigiotto e vai encarar a quinta favorita, Lorena Cardoso que bateu a jovem de 13 anos, Amanda Oliveira, por 6/1 6/4. A segunda favorita, a colombiana Gabriela Giraldo, passou pela brasileira Livia Cavalcanti por um duplo 6/3 e medirá forças diante da lucky-loser Sofia Mendonça.

 

Entre os homens destaque para Gabriel Brizuela, que treina no Itamirim Clube de Campo, na academia ADK Tennis. Ele derrotou o terceiro favorito, Nicolas Zanellato por 7/6 (7/5) 6/1 e vai duelar contra o argentino Ezequiel Monferrer, que passou pelo paraense Joaquim de Almeida. 

 

O paulista Rafael Marques, principal favorito, passou sem sustos por Bryan Kuntz e medirá forças diante do colombiano Gabriel Hurtado. Daniel Szuczpak superou o mineiro radicado em Joinville (SC), João Victor Loureiro, melhor da América do Sul nos 16 anos no ano, por 6/3 6/4 e enfrenta Eduardo Taiguara. O segundo favorito, o americano Dali Blanch, passou por Luiz Santos por 6/0 6/1 e enfrenta o cearense Jackson Xavier. 

 

A rodada desta quinta-feira define os semifinalistas e começa não antes das 9h na categoria principal mundial e nas categorias Sul-Americanas até 14 e 16 anos.

 

Nesta quinta-feira larga o torneio dos 12 anos masculino e feminino com pontos para o ranking nacional da Confederação Brasileira de Tênis. 

 

O torneio tem por tradição revelar grandes talentos. O primeiro campeão, na edição 2009, foi Thiago Monteiro, atual número 1 do país que já figuou no top 80 do mundo e derrotou nomes como Jo-Wilfried Tsonga quando era top 10 mundial. Em 2013 o mineiro João Menezes levantou o troféu e hoje ocupa um lugar entrs os 300 melhores do mundo e quarto melhor do país no profissional. 

 

Vencedora em 2014, Thaísa Pedretti hoje está entre as cinco melhores do país no profissional e Marcelo Zormann, vencedor em 2012, levantou o título de Wimbledon nas duplas juvenil, o evento com maior prestígio do tênis. 

 

O torneio tem atletas de 13 países. São jogadores do Brasil, Peru, Finlândia, Grã-Bretanha, Colômbia, Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Índia, Uruguai, Chile, Itália e Holanda.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios, Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficialwww.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.