Gilbert Klier conquista bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude
Gilbert Klier conquista bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude 12 Out 2018

Crédito: Sergio Llamera/ITF

 

Buenos Aires (Argentina) –  O brasileiro Gilbert Klier conquistou a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos da Juventude, nesta sexta-feira, em Buenos Aires, na Argentina. O búlgaro Adrian Andreev desistiu do jogo após perder o primeiro set por 6/4 e estar perdendo o segundo set por 3/1. Ele desistiu alegando dor nas costas.

 

Esta é a segunda grande conquista do tênis brasileiro em um mês. Em setembro, Thiago Wild sagrou-se campeão da chave juvenil do US Open.

 

Atual número 12 do mundo e cabeça 7 da competição, Klier fez uma excelente campanha na competição. Foram cinco jogos e quatro vitórias, três delas contra tenistas do top 10 do ranking mundial juvenil da ITF. O brasiliense de 18 anos venceu o ex-número 2 do mundo, o sérvio Marko Miladinovic, e o “prata da casa”, o argentino atual número 2 do mundo, Sebastian Baez.

 

"Poder estar aqui e viver essa experiência de Olimpíada, foi uma semana muito positiva, em que eu fiz bons jogadores, enfrentei bons jogadores. É uma sensação incrível ganhar uma medalha, subir no pódio e melhor ainda poder representar o seu país. Estou muito feliz e motivado com essa conquista", comemorou Klier, que receberá 360 pontos no ranking da ITF e deve encerrar sua carreira juvenil no top 10. Apesar de ter sofrido com lesões no início do ano, Klier teve outros dois resultados experessivos nesta temporada, o título Sul-Americano na Copa Paineiras, em março,  e sagrou-se campeão do ITF G1 de College Park, em Maryland, nos Estados Unidos, em setembro. O brasiliense também foi quadrifinalista da chave juvenil de Wimbledon, em julho.

 

O atleta da Tennis Route está em Buenos Aires acompanhado de seu técnico Arthur Rabelo, com o apoio da Confederação Brasileira. 

 

"Foi uma semana bem legal para o Gilbert, não só em termos de resultados. Ele ganhou de três top 10 e teve cinco jogos muito duros, mas ele superou as dificuldades que teve ao longo do ano. Foi crescendo. Enfrentou problemas no primeiro jogo, resolveu a questão. Enfrentou problemas no segundo jogo, resolveu a questão melhor ainda. Jogou um jogo muito tenso contra o Baez, com a torcida toda pressionando. Ele sacou para fechar e conseguiu se impor com personalidade. E hoje também ele fez a mesma coisa, estava em uma situação complicada e conseguiu dar a volta por cima e terminar o torneio jogando da melhor forma possível. Então, isso é muito importante para nós, esse era o objetivo", avaliou Arthur.

 

Klier era o único representante brasileiro na edição 2018 dos Jogos da Juventude e garantiu  a terceira medalha olímpica do tênis nacional. Na edição passada, em Nanjing 2014, o gaúcho Orlando Luz foi medalhista de prata em simples e ouro nas duplas, em parceria com o paulista Marcelo Zormann.
 

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios, Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.brwww.facebook.com/cbtoficialwww.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.