Tenistas de 12 países em ação na Copa Guga Kuerten, em Florianópolis
Tenistas de 12 países em ação na Copa Guga Kuerten, em Florianópolis 16 Out 2018

Crédito: Fernando Willadino

 

Florianópolis (SC) –  A elite do tênis infantojuvenil nacional exibe o seu talento em Florianópolis. Até o próximo domingo, dia 21, o presente e o futuro do esporte ganham corpo com a disputa da chave principal da Copa Guga Kuerten. O campeonato, realizado nas quadras de saibro do Jurerê Sports Center (Jusc), no bairro de Jurerê Internacional, reúne atletas das categorias 12, 14, 16 e 18 anos, e integra a Semana Guga Kuerten 2018.

 

A segunda-feira de temperatura amena, e clima agradável no Norte da Ilha, marcou o começo das rodadas iniciais dos torneios dos 14, 16 e 18 anos. Tenistas de 12 países disputam título e pontos no ranking mundial ITF na categoria 18 anos.

 

Em quadra, duelo internacional logo na abertura dos jogos. Segundo principal favorito dos 18 anos, o brasileiro Gustavo Heide passou com facilidade pelo chileno Francisco Faundez em 6/0 e 6/2. Em confronto nacional, quem também confirmou o favoritismo foi o cabeça-de-chave 10, Luiz Eduardo Santos, que derrotou Gabriel Daldegan Ferreira, por 7/5 e 6/1.

 

Ao final do dia, Pedro Boscardin, atleta do Time Guga e um dos principais favoritos da Copa Guga Kuerten Infantojuvenil, derrotou com facilidade o conterrâneo brasileiro Gustavo Gil, em 6/0 e 6/1. Número 191 do ranking mundial junior, Pedro tem somente 15 anos, mas compete na categoria 18 anos. Ano passado, foi campeão nos 14 anos.

 

Entre os tenistas estrangeiros, vitória do norte-americano Dal Blanch e do argentino Manuel Mouilleron Salvo. Blanch, quinto favorito, passou pelo brasileiro Lucius Soller em duplo 6/1. Em partida definida nos detalhes, Salvo, cabeça 15, sofreu para superar o brasileiro Gustavo Datto Martins. Foram preciso três sets, com 4/6 e 6/4 nos dois primeiros, e a vitória só chegou no tie break, em 7/6 (5).

 

No torneio feminino dos 18 anos, a boliviana Maria Olivia Castedo passou pela brasileira Camila Fonseca em dois sets, com 6/2 e 6/3. Na segunda rodada, Castedo tem pela frente a difícil missão de barrar a principal favorita do torneio, a finlandesa Alexandra Antilla, número 198 do ranking ITF Juniors. Em um jogo bastante equilibrado entre brasileiras, Livia Cavalcanti bateu Luana Seyboth Wild, por 7/6 (2) e 6/2.

 

Na categoria 14 anos masculino, os atletas competem de olho na oportunidade de participar da última etapa do Le Mondial Lacoste, em Londres, na Inglaterra. O torneio acontece antes das decisões do ATP World Tour Finals.

 

Entre os participantes dos 16 anos, os campeões (masculino e feminino) ganham wild card (convite) para competir no Le Petit As, em Tarbes, na França, um dos principais torneios juvenis da Europa.


A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios, Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.brwww.facebook.com/cbtoficialwww.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.