Capitã do Time Correios Brasil na Fed Cup Júnior é destaque em BH
Capitã do Time Correios Brasil na Fed Cup Júnior é destaque em BH 20 Out 2018

Crédito: Marcello Zambrana

 

Belo Horizonte (MG) –  Capitã do Time Correios Brasil que disputou a Fed Cup Júnior em Budapeste, na Hungria, em setembro, a técnica Fernanda Ferreira, de 29 anos, mudou de papel e foi uma das 242 atletas da segunda etapa do Roland-Garros Amateur Series by Peugeot. 

Ex-atleta do Minas Tênis Clube, que está sediando o evento em Belo Horizonte, Fifous, como é conhecida pelos amigos, voltou a sentir todas as sensações dentro de quadra. 

Sem ritmo de jogo, Fernanda acabou superada na primeira rodada por outra atleta do Minas, Clara Penido, de 16 anos, por 6/3 e 6/4, na categoria 1a classe feminina. “Foi legal jogar, tinha uns 10 anos que eu não jogava simples e voltei a sentir todas as sensações, aquele friozinho na barriga. Senti um pouco a parte física. Eu brinco que bater bola é igual andar de bicicleta, a gente não esquece. Mas o físico realmente pegou um pouco, estava um pouco sem ritmo. Mas foi legal, está sendo bem legal o evento. É um torneio com um nome muito forte, acredito que é o Grand Slam favorito dos brasileiros e o meu também. Esta parceria está começando e acredito que possa render bons frutos”, afirmou Fernanda.

 

Exemplo como técnica, modelo como atleta

 

Fernandinha começou a jogar tênis no Minas aos nove anos e, apesar da estatura desfavorável, sempre compensou com uma postura profissional e obteve bons resultados. Postura esta que ela mantém até hoje como treinadora. Não à toa, a treinadora é um dos motivos de orgulho do Minas, como destacou Roberto Vaz de Carvalhais, o Neneco, gerente do Departamento de Tênis do Minas.


“Temos muito orgulho de atletas como Bruno Soares, Marcelo Melo e André Sá, que são os principais dentre os vários tenistas que tivemos ou temos de destaque. Mas tem um outro lado que pra mim tem a mesma importância. A Fernanda e a Grasi foram atletas e hoje são técnicas da equipe”, revelou o treinador, que está há 31 anos no Minas.


“A Fernandinha entrou como uma luva, ela veio pro Minas com nove anos e como atleta sempre teve resultados acima do que a gente esperava, em função da estatura dela. Treinava bem todo dia, escutava tudo. O mais difícil no tênis infantojuvenil é a questão da postura. Quando ela fez 18 anos, cursou Educação Física, o clube ajudou e ela virou auxiliar técnica. Depois de formada ela passou pra técnica e hoje está alcançando esse sucesso. Agradeço à CBT por reconhecer o talento dela como técnica. Ela é um modelo pra gente”, ressaltou Neneco.

 

Equipe do Minas em peso e ex-atletas em peso na disputa

 

Ao todo, 22 tenistas do Minas estão disputando o Roland-Garros Amateur Series by Peugeot, que termina neste domingo em Belo Horizonte. 

"É muito bom jogar um torneio de classes, 1a classe, com o nome Roland-Garros, que traz um entusiasmo maior. Essa diferença de torneio juvenil pra torneio de classes é grande porque eu jogo contra pessoas mais velhas, mais experientes, e consigo evoluir mais o meu tênis", avaliou Clara Penido.

O torneio também “trouxe à ativa” outros ex-atletas, além de Fernandinha, como Pedro Braga, Pedro Bernarde, Marcos Leite, Felipe Castanheiras, Bárbara Assis e o próprio presidente da Federação Mineira, François Rahme.

“Temos 22 atletas competindo, todos os que tem idade acima de 13 anos e que podem jogar. Mas o mais legal é ver ex-atletas nossos jogando, como o Pedro Braga, Pedro Bernarde, Marcos Leite, Felipe Castanheiras, Bárbara Assis, François Rahme. Com 31 anos de clube, todos eles passaram na minha mão, então é uma satisfação muito grande”, destacou Neneco, que também elogiou a organização da competição. “O torneio está muito bonito, bem organizado, veio da parceria do Minas com Roland-Garros e com a CBT. O Minas agora também tem uma parceria com a Federação Mineira e estamos investindo no torneio de classes. Então, estamos muito felizes com esse grande evento”, finalizou.

 

Torneio é realizado em parceria com a FFT e com a FMT

 

O torneio soma pontos para o Circuito de Classes da Confederação Brasileira de Tênis e é promovido em parceria com a Federação Francesa de Tênis. Em Belo Horizonte, também há o apoio da Federação Mineira de Tênis. 

Ao todo, 242 tenistas de 10 Estados entrarão em ação no saibro mineiro até domingo. São 20 categorias em disputa: da 1ª a 6ª classe no masculino, acima e abaixo de 34 anos; da 1ª a 5ª classe no feminino, abaixo de 34 anos; e da 3ª a 5ª classe no feminino, acima de 34 anos.

O Roland-Garros Amateur Series by Peugeot será composto de quatro etapas, três em 2018 e a quarta em março de 2019, todas disputadas no saibro. Após o torneio em Belo Horizonte, a próxima disputa será em Caxias do Sul, entre os dias 22 e 25 de novembro. As inscrições para a etapa gaúcha já estão abertas e vão até 29 de outubro. Já a última etapa será um Masters, que reunirá os oito melhores de cada categoria, em 2019, no Rio de Janeiro, em local ainda ser definido.
 
O campeão geral de cada categoria, após as três etapas e o Masters, participará de um sorteio, onde o vencedor ganhará uma viagem a Roland Garros com as despesas totalmente pagas durante uma semana.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios, Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.brwww.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.