Brasileiros fazem bonito nos 14 e 16 anos do Brasil Juniors Cup
Brasileiros fazem bonito nos 14 e 16 anos do Brasil Juniors Cup 20 Fev 2019

Crédito: Luiz Cândido

 

Porto Alegre (RS) – O fato de jogar em casa foi um dos fatores que contribuiu para que o tenista Thiago Guglieri, um dos principais destaques da equipe do Grêmio Náutico União, conseguisse mais uma vitoria na categoria 14 anos masculino.  Na terça-feira, 19, ele venceu o paraguaio Santiago Bogado, décimo sexto favorito, em dois sets diretos, placar de 6x2 e 6x4. O porto-alegrense ficou feliz com a vitória e acredita que conseguiu o jeito certo de vencer seu adversário mesmo em alguns momentos complicados, como no final do segundo set. “Fui intenso, acho a cada semana venho jogando melhor e meu jogo está evoluindo, jogar em casa também dá uma energia positiva”, avalia o tenista do GNU.

 

Sobre a sequência no Brasil Juniors Cup, espera avançar ainda mais no torneio. “Quero ir o mais longe possível, por ser na minha cidade e no meu clube.” analisa. Guglieri, que vem de uma segunda rodada na etapa Cosat no Rio de Janeiro, enfrenta nesta quarta-feira, 20, o mineiro William Norton, terceiro favorito, que passou pelo também mineiro Leonardo Bastos, parciais de 6x4 e 6x2. 


Quem também avançou para a terceira rodada foi Gustavo Tedesco, principal favorito da categoria. O gaúcho venceu o mineiro Pedro Rodrigues, em dois sets, placar de 6x4 e 6x1. O tenista disse que começou um pouco devagar. “Coisa de primeiro jogo, No segundo set consegui me impor. Venho de título no Rio de Janeiro, espero repetir o mesmo resultado”, comenta o segundo colocado do ranking sul-americano. Tedesco enfrenta nesta quarta-feira, 20, o paulista Kauã Pereira dos Santos, que surpreendeu o uruguaio Sebastian Oliveira, por dois sets a zero, décimo quarto cabeça de chave, placar de 7x5 e 7x6(3). 


Quem também avançou a terceira rodada foram os paulistas Luis Felipe Sandoval, Kaua Cressoni, Henrique de Brito, Thales Andrade Setti, o carioca Paulo Hugo Etchecoin, o mineiro Gabriel Prezotto e o paranaense Matheus Amorim de Lima. 


Principal favorito da categoria 16 anos masculino do Brasil Juniors Cup, que está sendo realizado nas quadras do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, o peruano Gonzalo Bueno, primeiro do ranking sul-americano ganhou com facilidade do mato-grossense Murilo Lemos, por um duplo 6x2. Agora ele enfrenta o baiano Luis Guilherme de Santana.

 
Uma das vitórias marcantes do dia foi de Gabriel Generoso, que passou pelo paraguaio Martin Vergara Del Puerto, sexto favorito. O mineiro, que mora em Araraquara, mas treina no Centro de Formação e Rendimento em São Carlos, venceu por um duplo 6x0. “Venho de final semana passada no Rio de Janeiro, espero continuar fazendo bons jogos para ir longe novamente”, declara. Pela terceira rodada ele joga contra o paulista Lucca Pinto, que venceu o paranaense João Eduardo Schiessi, placar de 7x6(3) e 6x1. 


Victor Tosetto foi outro tenista que aproveitou o fator local. O tenista do Grêmio Náutico União conseguiu um excelente resultado na tarde desta terça-feira. Pela segunda rodada, o gaúcho passou pelo chileno Felipe Comper, quarto favorito, em dois sets, parciais de 6x3 e 6x1. Na próxima fase seu adversário será o paulista Gabriel Constantino, décimo quinto cabeça de chave. 


Kauã Gava também conseguiu um excelente resultado. O paranaense derrotou o paraguaio Adolfo Vallejo, segundo cabeça de chave e que vinha de título no Rio de Janeiro, de virada, parciais de 5x7, 6x3 e 6x2. Para ele, que está jogando seu primeiro Cosat da temporada, sua vitória passou pelo preparo físico. “Estava muito calor, meu adversário parecia cansado. Vou dar o meu melhor para passar mais rodadas. Estou muito contente, foi minha maior conquista”, declara. 


Outros brasileiros que alcançaram a terceira rodada foram os paulistas Henrique Fukushima e Enzo Garutti, o mato-grossense Richard Gama, o baiano Luis Guilherme de Santana. 


Feminina 


O complemento da primeira rodada das categorias femininas, do Brasil Juniors Cup, maior torneio infanto-juvenil da America Latina, que está sendo jogado nas quadras de saibro do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre, aconteceu nesta terça-feira. 


Das favoritas, todas passaram para a próxima fase na 14 anos. Cabeça de chave número 1, a argentina Luciana Moyano venceu a paulista Bruna Melato por um duplo 6x0. A catarinense Carolina Xavier, sétima do ranking sul-americano, ganhou da amazonense Mell Cohen, em dois sets, placar de 6x3 e 6x0. A paraguaia Lujan Alegre, sexta favorita passou pela paulista Thamyrys Costa Araújo, placar de 3x6, 6x0 e 6x1. E a peruana Samanta Cueva, cabeça de chave número 5, derrotou a paulista Olivia Carneiro, em sets diretos, placar de 6x1 e 6x0. A carioca Gabriela Felix da Silva, a goiana Isabella Daher Castro e as paulistas Julia Pereira e Sofia Perovani também estão na segunda rodada.

 
Na categoria 16 anos todas as gaúchas que entraram em quadra saíram vitoriosas. A primeira a conseguir um resultado positivo foi Valentina Ferrarini. Sexta cabeça de chave fez prevalecer seu ranking e aplicou um duplo 6x2 sobre a uruguaia Paulina Hudson. Na segunda rodada, a gaúcha, atleta do Recreio da Juventude, de Caxias do Sul, enfrenta a paulista Lara Souza, que ganhou de sua conterrânea de São Paulo, Gabriella Aranda, de virada, parciais de 6x7(4), 6x2 e 6x2. 


Também do Recreio da Juventude, Karoline Suzin ganhou da uruguaia Maria Eugenia Caride, em dois sets, placar de 6x3 e 6x2. Pela próxima fase, sua adversária será a paraguaia Paulina Martinessi, segunda favorita. 

 

Outra gaúcha que venceu foi Sophia Xavier. A atleta da academia Dietze venceu a paulista Catarina Meleiro, em dois sets, parciais de 6x1 e 6x2. Xavier joga contra a argentina Tiziana Rossini, quarta favorita. 


Quem também passou para segunda rodada foi a paulista Ana Candioto, que venceu a mineira Maria Fernanda Duarte, por um duplo 6x2. Na próxima fase enfrenta a peruana Alessia Martinez. 

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio da Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficialwww.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.