CBT foca na transparência e nas boas práticas de gestão
CBT foca na transparência e nas boas práticas de gestão 08 Mai 2019

Florianópolis (SC) – A transparência e a prestação de contas à sociedade são duas das principais missões da atual gestão à frente da Confederação Brasileira de Tênis. Por isso, fazer parte de programas que reforcem tais pontos e buscar constantes melhorias em processos de gestão fazem parte do cotidiano da entidade, que desde maio de 2018 integra o Programa GET (Gestão, Ética e Transparência) do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Apesar de não haver obrigação de integrar o programa do comitê, a CBT é uma das entidades que optou aderir à iniciativa que auxilia no aprimoramento da gestão das confederações brasileiras de esportes olímpicos. O programa tem resultado em forma de benefícios, como a maximização dos recursos disponíveis e melhorias organizacionais. Isso significa recursos mais bem aplicados, refletindo na melhoria do desempenho dos atletas.

O programa é ancorado em cinco pilares: governança, processo de suporte, estratégia, compliance e transparência. Por meio destes tópicos, o COB atesta que as entidades operam de acordo com o rigor da lei, possuem estruturas organizacionais para garantir a sustentabilidade de seus projetos e iniciativas, têm bem estabelecidos os seus planejamentos estratégicos, além de atuarem com prestação de contas, ética e transparência.

A CBT também participa do Rating Integra, do Instituto Ethos, que é um termômetro para medir como as entidades esportivas aprimoraram os mecanismos de governança, integridade e transparência. A ferramenta serve para os financiadores do esporte terem um parâmetro para avaliar e reconhecer o comprometimento das instituições patrocinadas com melhorias contínuas. A iniciativa conta com o apoio de empresas como Itaú, Banco do Brasil, Gol, Latam, Sky, Visa, Mastercard, entre outas.

"Vejo que progredimos muito nas questões gerenciais da CBT. É um processo contínuo de evolução, e o nosso mote de gestão inclui também inovações na área técnica, por meio de projetos que fazem parte do nosso programa de desenvolvimento do tênis de base e alto rendimento. Porém, também somos atentos às necessidades que extrapolam a área técnica", enfatiza Rafael Westrupp, presidente da CBT. "Nosso trabalho de governança dentro da CBT é hoje motivo de orgulho, visto que participamos de dois programas que são referências nacionais: Rating (Instituto Ethos) e GET (COB). Temos total transparência, com todas as informações devidamente acessíveis em nosso site. E assim seguiremos, sempre buscando mais ferramentas que nos auxiliem para termos o que há de melhor nas boas práticas de gestão para a CBT”, completa.

A Confederação Brasileira de Tênis ainda é uma das 17 confederações de esporte nacional que têm os dados expostos no Portal de Transparência do COB. Além do estatuto e das normas e regulamentos internos, estão publicados no portal conteúdos de interesse da sociedade, como licitações, balanços patrimoniais, demonstrativos de contas, entre outros.
Neste ano, a CBT publicou em 7 de março o balanço financeiro da entidade referente ao exercício de 2018, antecipando-se ao prazo da lei, que exige a divulgação do documento até 30 de abril.

É por tudo isso que a Confederação Brasileira de Tênis obteve, no último dia 5 de abril, a renovação da Certidão de Registro Cadastral, documento emitido pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte. Isso significa que a Confederação cumpre todas as exigências dos órgãos responsáveis e fica apta a receber recursos públicos nos termos da Lei nº 9.615/1998.

- Clique aqui para acessar a página da CBT no Portal da Transparência
- Clique aqui para ver o último Balanço Financeiro da CBT

 

LEIA MAIS:

Classificação para Mundial evidencia evolução do trabalho na base do tênis brasileiro

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio da Wilson e Peugeot. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.?