Brasil se classifica para o Mundial 16 anos no feminino
Brasil se classifica para o Mundial 16 anos no feminino 12 Ago 2019

(Foto: Divulgação)

Santiago (Chile) –  Brasil terminou a participação no Sul-Americano 16 anos conquistando uma vaga no Mundial da categoria. No último fim de semana, no Chile, a equipe feminina terminou na terceira colocação da competição após a vitória sobre a Colômbia por 2 a 1. Como três equipes se classificam para o mundial, o Brasil ficou com a vaga. Os meninos se despediram da competição na quinta colocação, com a vitória por 2 a 0 sobre a Argentina.

As paulistas Juliana Munhoz e Aline Midori, juntamente com a catarinense Priscila Janikian, formaram o time feminino, que foi liderado pelo capitão Mário Mendonça no Chile. 

Na primeira fase, as garotas tiveram ótimas atuações, com vitória sobre Bolívia (2 a 1), Uruguai (3 a 0), Equador (3 a 0) e derrota para o Peru (3 a 0). Na disputa da terceira colocação, Priscila Janikian venceu Isabella Rivera ( 2/6, 6/3 e 6/4), enquanto Mariana Manyoma superou Juliana Munhoz (6/4 e 6/3). No desempate nas duplas, Janikian/Munhoz superou Carreño/Rivera por 7/5, 4/6 e 10-4.

"A gente conseguiu a vaga, que era o objetivo. Estamos muito felizes por alcançar isso, o que representará algo muito importante no processo de desenvolvimento das garotas, que irão competir e sentir o nível do tênis mundial. As meninas estão de parabéns, pois souberam suportar a pressão, controlar as emoções e seguir a tática, que foi a chave da vitória", destaca o capitão Mário Mendonça.

Formada pelo paulista Gabriel Generoso, o gaúcho Victor Tosetto e o catarinense João Loureiro, com Rodrigo Ferreiro como capitão, o time masculino encerrou a primeira fase na terceira colocação, após as vitória sobre Equador (3 a 0) e Peru (2 a 1) e as derrotas para Paraguai (3 a 0) e Venezuela (2 a 1). No duelo valendo o quinto lugar, Gabriel Generoso venceu Maximo Lucentini (7/5 e 6/2) e João Loureiro  ganhou de Francisco Pini (6/3, 6/7 e 6/3).

"Tivemos uma semana bastante positiva, mas não foi perfeita porque não nos classificamos. O primeiro confronto, contra o Paraguai, definiu a classificação. Mas caímos num grupo difícil, muito parelho devido aos jogadores das outras equipes. O importante é que os meninos jogaram bem, ganhamos alguns confrontos e fechamos com a boa vitória sobre a Argentina", analisa Rodrigo Ferreiro.

Neste ano, o Mundial 16 anos será disputa em Orlando, nos Estados Unidos, entre 23 e 29 de setembro.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio da Wilson e Peugeot. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.