Atletas do TCR precisarão passar por reclassificação da ITF
Atletas do TCR precisarão passar por reclassificação da ITF 12 Set 2019

(Foto: Douglas Magno, CPB)

Florianópolis (SC) – Os atletas de tênis em cadeira de rodas que quiserem participar de competições oficiais a partir de outubro precisam se atentar a uma importante informação. Para se adaptar às atualizações feitas pela Federação Internacional de Tênis (ITF) a respeito de classificação funcional, todos os participantes de competições vinculadas à entidade precisam fazer a reclassificação. A medida já vale para a Semana Guga Kuerten 2019, que terá a disputa do TCR entre 3 e 6 de outubro.

Antes do início da competição em Florianópolis, a ITF realizará de forma gratuita o procedimento. No entanto, os interessados precisam se inscrever por intermédio da Confederação Brasileira de Tênis, preenchendo o formulário em anexo (clique aqui) e enviando até o dia 18 de setembro de 2019 (quarta-feira) para o e-mail tcr@cbtenis.com.br.

O formulário de seis páginas é dividido em três partes. A primeira deve ser preenchida e enviada pelo atleta; a segunda será preenchida pela CBT; e a terceira deve ser preenchida e assinada pelo médico do atleta com CRM e com os devidos documentos anexados em inglês. Mais informações estão disponível por meio do e-mail tcr@cbtenis.com.br ou pelo telefone (48) 3091-9351.

"A ITF fez uma revisão em toda a sua classificação. Por causa disso, todos os atletas têm que refazer a classificação. Antigamente, os atletas se autoclassificavam como cadeirantes e jogavam. Se a ITF considerasse necessário, fazia a classificação específica. Agora, acabou isso. Todos os atletas do mundo, a partir de outubro e novembro, vão ter que ter classificação formal da ITF para jogar", explica Jesus Tajra, vice-presidente da CBT.

A Semana Guga Kuerten 2019 será disputada em quatro categorias: Open Masculino, Open Feminino, Quad e Júnior. 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio da Wilson e Peugeot. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.