Festival Escolar de Tênis reuniu dezenas de crianças em São Paulo
Festival Escolar de Tênis reuniu dezenas de crianças em São Paulo 05 Nov 2019

São Paulo (SP) – Foi realizado no último sábado (3/11) mais um Festival Escolar do Programa Jogue Tênis nas Escolas da Confederação Brasileira de Tênis (PJTE/CBT) em São Paulo, na academia Play Tennis Morumbi. O evento incluiu Circuito de Habilidades para as crianças que ainda não trocam bolas, e jogos por equipes de bola vermelha e laranja na primeira parte, e jogos por equipes de bola verde e amarela na segunda parte.

O Festival do segundo semestre teve a participação de 120 crianças e jovens do Ensino Fundamental 1 e 2 de escolas das redes pública e particular que desenvolvem o tênis em seus cursos extra curriculares, das células receptoras, dos projetos sociais da Academia Play Tennis e de Institutos como o Bola Dentro, Instituto de Tênis de Piratininga e Patrícia Medrado.

A organização e a arbitragem educativa ficaram a cargo das empresas especializadas em tênis escolar e responsáveis por desenvolver o curso de tênis em mais de 50 escolas na Grande São Paulo, e de estagiários de Educação Física que estudam em Faculdades parceiras do Programa, algumas com Módulo de Tênis Escolar em sua grade curricular.

O PJTE/CBT é o programa de tênis escolar oficial da Confederação Brasileira de Tênis, com direção geral de Airton Santos e coordenação pedagógica de Suzana Silva. Iniciou seus trabalhos em 2008 e, além de oferecer o tênis para mais de 4 mil crianças e jovens dentro do contexto escolar, já capacitou centenas de professores presencialmente e à distância por meio de projetos como o Transforma Educação Rio 2016, Impulsiona Educação Esportiva e Departamento de Capacitação da CBT.

O Programa oferece apoio a todos os professores que queiram iniciar ou aprimorar o trabalho de ensino do tênis dentro das escolas. Através do sistema Play and Stay, as crianças iniciam o aprendizado em quadras de tamanho reduzido e bolas mais lentas, que pode ser perfeitamente adequado às quadras poliesportivas ou pátios escolares nos dois primeiros estágios (bola vermelha, quadra de 11m, e bola laranja, quadra de 18m).

O encaminhamento para as "células receptoras" (academias, clubes ou equipamentos públicos com quadras oficiais de 24m parceiras do programa) é necessário apenas no terceiro estágio do aprendizado (à partir da bola verde), para que as crianças que conheceram o tênis dentro da escola e gostaram possam seguir evoluindo.

Se a sua escola ainda não é parceira do Programa, fique sabendo como é fácil inserir o tênis na grade de atividades extracurriculares acessando o site da CBT (clique aqui).