Encontro Norte-Nordeste CBT de Treinamento termina com legado de aprendizado para os jovens tenistas
Encontro Norte-Nordeste CBT de Treinamento termina com legado de aprendizado para os jovens tenistas 12 Jun 2021

Salvador (BA) – Terminou com saldo bastante positivo neste sábado o Encontro Norte-Nordeste CBT de Treinamento. O evento, realizado em Salvador (BA) desde quinta-feira, deixou um legado de mais experiências e desenvolvimento para os tenistas infantojuvenis das regiões, que tiveram três dias de imersão completa no esporte. A ação foi realizada pela Confederação Brasileira de Tênis, com apoio da Federação Bahiana de Tênis e da Associação Atlética da Bahia.

Foram 28 atletas de destaque de 10 estados do país - Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe - que participaram do Encontro, nas categorias 12, 14 e 16 anos. Além de atividades específicas de preparação físicas, eles puderam trabalhar com grandes treinadores de outras regiões do Brasil e também do Nordeste.

"Eu me sinto muito feliz por fazer parte do primeiro Encontro Norte-Nordeste, por ser prestigiado desta forma. É um encontro com pessoas excelentes, super capacitadas, e que vai agregar muito ao meu desenvolvimento. É uma iniciativa muito boa da CBT, pois só temos a melhorar com ações assim", destaca o tenista Gabriel Godoy, baiano da categoria 16 anos.

No corpo técnico do evento estavam os preparadores físicos do Brasil na Copa Davis e na Billie Jean King Cup, Eduardo Faria e Miguel Cantori. Os treinadores convidados de outros estados foram Santos Dumont (DF), Fernanda Ferreira (MG) e Ricardo Pimentel (SC), além de coaches do Nordeste, como Eduardo Catharino Gordilho (BA), Victor Maynard (SE), Davi Barros (PE) e João Araújo (RN). 

Nos treinamentos físicos realizados diariamente, os atletas fizeram avaliações físicas e ainda participaram de uma atividade especial realizada no Farol da Barra. Nos treinamentos em quadra, puderam absorver da experiências de tenistas de outras regiões, além de receberem orientações dos coaches convidados. Além disso, participaram de palestras em todas as noites sobre diferentes temas, como o tênis universitário, a preparação física, o desenvolvimento técnico e o papel dos pais na formação dos atletas.

"Os meninos ficaram superanimados, motivados com o treinamento. Para eles, que não têm muitas oportunidades de ir para grandes centros de treinamento no Sul e no Sudeste, a CBT trazer um evento como este é de grande importância. É uma iniciativa muito importante para desenvolver o tênis regional e para integrar ainda mais o tênis nacional", afirma Aristides Barcelos, vice-presidente da CBT e coordenador do evento.

Todos os atletas, treinadores e membros do staff envolvidos foram testados para Covid-19 e precisam apresentar o laudo negativo para a realização do credenciamento. Foi seguido o protocolo para a realização do evento, com aferição de temperatura na entrada do local, disponibilização de álcool em gel aos participantes, entre outros.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do BRB, Patrocinador Master do Tênis do Brasil, da Wilson, da W A Sport, do Grupo La Pastina e da Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.