Equipe júnior do Brasil luta pelas primeiras colocações na Copa do Mundo de TCR
Equipe júnior do Brasil luta pelas primeiras colocações na Copa do Mundo de TCR 01 Out 2021

Alghero (Itália) – A sexta-feira não poderia ser melhor para o Time Brasil BRB na disputa da Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas. Em Alghero, na Itália, a equipe sul-americana venceu os quatro confrontos que realizou. O destaque do dia foi para o triunfo na categoria júnior sobre a Turquia, que valeu a classificação para a semifinal do torneio mundial.

O Brasil foi liderado pelo jovem João Lucas Takaki, sexto melhor do mundo no ranking juvenil. No primeiro jogo do dia, ele venceu o turco C. Cetiner por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4. Com a derrota da brasiliense Jade Lanai para Emirhan Topet (3º do mundo), por 6/1 e 6/0, o confronto foi para a partida desempate nas duplas. Na disputa, os dois jovens brasileiros triunfaram por 6/1 e 7/6.

Com o resultado, a equipe juvenil avançou para a semifinal da competição, entrando na luta por medalhas. Neste sábado, a semifinal será contra a equipe da Grã-Bretanha, a partir das 9h30 no horário local (4h30 no horário de Brasília).

As outras três vitórias na sexta-feira foram conquistadas nas categorias masculina, feminina e quad. No Quad, Leandro Pena venceu Fatih Karatas por 6/0 e 6/4. Depois, Ymanitu Silva superou Ugur Altinel por 6/1 e 6/4. No sábado, o time também enfrenta a Grã-Bretanha pela disputa do 5º lugar da categoria.

No masculino, o Brasil venceu a Áustria por 2 a 0. Gustavo Carneiro ganhou de Josef Riegler por 6/3 e 6/4, e Daniel Rodrigues bateu Martin Legner por 6/2 e 6/3. Neste sábado, os atletas voltam às quadras para enfrentar o vencedor do confronto entre Israel e Coreia do Sul (em andamento) na briga pelo 9º lugar.

Quem já encerrou a participação na competição foi a equipe feminina, que nesta sexta venceu a Rússia por 2 a 1 e ficou com o sétimo lugar. A posição conferiu às brasileiras a classificação para a Copa do Mundo por Equipes de 2022, já que apenas os oito melhores times se classificariam de forma direta. Diante da Rússia, Maria Fernanda Alves voltou a brilhar e venceu Amina Mangutova por 7/5 e 6/0. Viktoriia Lvova derrotou Meirycoll Duval por 6/2 e 6/2. Nas duplas, o dueto sul-americano foi superior e venceu por 6/1 e 6/2.

A Copa do Mundo por Equipes, que termina neste domingo, é um evento anual do circuito internacional de Tênis em Cadeira de Rodas, e neste ano é realizada em Alghero, na Itália. Participam do torneio cerca de 150 atletas de 23 países. O Brasil é um dos quatro países com representantes em todas as categorias da competição.

Resultados e programação

Quad
Brasil 2 x 0 Turquia
Leandro Pena d. Fatih Karatas por 6/0 e 6/4
Ymanitu Silva d. Ugur Altinel por 6/1 e 6/4

Sábado: disputa 5º/6º lugar contra Grã-Bretanha

Júnior
Brasil 2 x 1 Turquia
João Lucas Takaki d. C. Cetiner por 6/1 e 6/0
Emirhan Topet d. Jade Lanai por 6/1 e 6/0
Takaki/Lanai d. Cetiner/Toper por 6/1 e 7/6

Sábado: semifinal contra Grã-Bretanha

Masculino
Brasil 2 x 0 Áustria
Gustavo Carneiro d. Josef Riegler por 6/3 e 6/4
Daniel Rodrigues d. Martin Legner por 6/2 e 6/3

Sábado: disputa 9º/10º lugar contra Israel ou Coreia

Feminino
Brasil 2 x 1 Rússia
Maria Fernanda Alves d. Amina Mangutova por 7/5 e 6/0
Viktoriia Lvova d. Meirycoll Duval por 6/2 e 6/2
Alves/Duval d. Mangutova/Lvova por 6/1 e 6/2

Classificação final: 7º lugar

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do BRB, Patrocinador Master do Tênis do Brasil, da Wilson, da W A Sport, do Grupo La Pastina e da Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.