Brasil participa de estudos para investigação de altura das redes ideal no Tennis Kids
Brasil participa de estudos para investigação de altura das redes ideal no Tennis Kids 27 Out 2021

Florianópolis (SC) – O desenvolvimento das futuras gerações de tenistas é uma pauta constante da Federação Internacional de Tênis (ITF). Por isso, alguns estudos são realizados em diferentes partes do mundo e o Brasil é um dos países em que os testes são aplicados. Neste mês, em Santo André (SP), o Programa JTI (Junior Tennis Initiative) da ITF - que tem por objetivo acompanhar e auxiliar no desenvolvimento das crianças e jovens até 14 anos e desenvolvido no Brasil pela CBT - esteve envolvido em uma ação para analisar o desenvolvimento das crianças do esporte com a rede em diferentes alturas.

Realizado na Academia Tênis & Cia, o estudo contou com a participação de 22 jogadores, de 6 a 10 anos, do masculino e do feminino. A proposta é que fosse realizada uma minicompetição com a altura de rede já praticada em cada categoria, e depois que os jogos fossem repetidos com uma altura menor, conforme a sugestão dos pesquisadores.

Na categoria Bola Vermelha, a rede passou de 0,80m para 0,65m; na categoria Bola Laranja, a mudança foi de 0,80m para 0,70m; e na categoria Bola Verde, a diminuição foi de 0,91m para 0,80m. Ao fim do teste, os atletas, pais e responsáveis, e professores foram convidados a enviarem os seus feedbacks sobre a experiência para que a ITF possa mensurar os resultados obtidos.

"Visivelmente, na minha opinião, houve maior aceleração na bola quando a rede teve a altura diminuída. Na Bola Laranja, foi possível ver mais opções táticas e de angulação da bola. É uma investigação que com certeza vale ser feita e concluída, para tentar chegar o mais perto possível da situação real de jogo que essas crianças vão encontrar quando passarem a jogar em quadras oficiais. Foi superprodutiva a experiência", analisa Airton Santos, capacitador da CBT e coordenador brasileiro do JTI.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do BRB, Patrocinador Master do Tênis do Brasil, da Wilson, da W A Sport, do Grupo La Pastina e da Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.