Experiência internacional é arma brasileira na Universíade
Experiência internacional é arma brasileira na Universíade 30 Jun 2015

A proximidade da Universíade 2015, que será disputada de 3 a 14 de julho, em Gwangju, na Coreia do Sul, já mexe com os ânimos da delegação brasileira, que terá 203 atletas, em 20 modalidades. No tênis masculino, o Brasil vai para a segunda maior competição poliesportiva do mundo com jogadores experientes, acostumados à pressão. Thiago Pinheiro, de 22 anos, e Victor Maynard, de 25, garantiram vaga na competição após se destacarem nas seletivas da CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário), que anualmente reúnem mais de 50 mil estudantes do ensino superior.

 

"Gringo" da equipe, Thiago é natural de São José dos Campos (SP). Porém, há três anos trocou o Brasil pelos Estados Unidos, em busca de um sonho. Estudante de Economia e Marketing na Universidade da Carolina do Sul, o tenista venceu a Liga do Desporto Universitário (LDU), realizada no ano passado em conjunto com o ATP Challenger Tour Finals, em São Paulo, e cravou sua participação na Universíade. "Espero aproveitar ao máximo a minha experiência lá. Independente de ganhar ou perder, eu quero curtir muito essa chance de vestir o uniforme brasileiro pela última vez na minha carreira e honrá-lo como se deve honrar: com respeito, integridade, e honra", afirma.

 

Com ótimo currículo, que inclui ranking de número um do país por três anos e disputas de torneios internacionais, como Sul-Americano, Mundial e Olimpíada de Júnior, Thiago revela o que o esporte o proporcionou ao longo de sua jornada. "O tênis foi muito mais do que uma paixão universitária, foi uma esposa pela qual me apaixonei. Sempre amei jogá-lo, principalmente pelo fato de eu poder viajar o mundo, conhecer lugares, pessoas e culturas que jamais teria tido a oportunidade de conhecer senão fosse pelo esporte", completa.

 

Já o sergipano Victor Maynard garantiu vaga na Universíade depois de ser campeão dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), evento realizado em 2014, em Aracaju, sua terra natal. "É a realização de um sonho. Sempre almejei representar o meu país e agora terei esta oportunidade", destaca.

 

Seis vezes campeão mundial em duplas future da ATP, o sergipano está confiante para conquistar uma medalha. Até por isso, antecipou sua preparação. "Voltei mais cedo de uma competição para treinar no mesmo tipo de piso que encontrarei na Universíade. Estou focado e confiante para ir em busca de medalhas", finaliza Maynard, que defende a bandeira da UNIT (SE) no circuito universitário.

 

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios - Patrocinador oficial do Tênis do Brasil, o co-patrocínio da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, e Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro, HEAD - fornecedora oficial de raquetes da CBT. Apoio  do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Mais informações em Twitter.com/cbtenis, Facebook.com/cbtoficial, Instagram.com/CBToficial e Flickr.com/cbtenis