Workshop Internacional da CBT, realizado durante da Copa Davis, é considerado um sucesso
Workshop Internacional da CBT, realizado durante da Copa Davis, é considerado um sucesso 20 Set 2009

O confronto entre Brasil e Equador não se resumiu apenas aos duelos entre os principais jogadores das duas nações no Ginásio Gigantinho, em Porto Alegre. No final de semana do confronto, quatro dos maiores especialistas do mundo em capacitação de professores ministraram o Workshop Internacional da CBT, que contou com 80 professores de tênis  os quais receberam orientações a respeito da formação e profissionalização dos professores, densidade motora, o Circuito Sub 10 de Portugal, os problemas e soluções do tênis atual,  organização de academias e clubes, a importância da quantidade e da qualidade na base do tênis para o futuro do nosso esporte.   

 

O Diretor de Desenvolvimento da CBT, Cesar Kist, enfatizou a importância de um evento como este paralelo a Copa Davis e que foi considerado um sucesso entre todos os palestrantes e participantes. “Foi um Workshop diferente porque, ao contrário dos encontros anteriores, trouxemos palestrantes de fora do país. O Objetivo é proporcionar aos nossos treinadores uma visão ainda mais abrangente do que está acontecendo no tênis mundial. Além disso, a presença da comissão técnica e jogadores da Copa Davis também foi  muito importante para o sucesso do evento. Eles puderam transmitir  seus conhecimentos, experiências, forma de treinamento e comentários sobre os jogos, disse Kist, que ministrou o curso ao lado do português Vitor Cabral, do francês Laurent Philippe e do chileno Miguel Miranda. 

 

“O Workshop foi muito importante, positivo e proveitoso para os treinadores que participaram. A CBT está de parabéns por escolher a Copa Davis para oferecer um curso como este”, disse o chileno Miguel Miranda, responsável da ITF pelo desenvolvimento do tênis na América do Sul.   

Outra iniciativa do Departamento de Capacitação da CBT durante os dias de confronto no Gigantinho foi o pré-lançamento do livro “A Quadra dos Sonhos - Histórias e Conquistas do Tênis Brasileiro", idealizado pelo treinador Elson Longo, que trabalha com Vivian Segnini, ex-número um do Brasil, e o ex-tenista e Diretor de Desenvolvimento da CBT, Cesar Kist. 

 

Os ex-profissionais Ivan Kley e Ricardo Acioly, dois dos dezoito personagens do livro, falaram sobre a importância da criação do livro. “Com a publicação deste livro, temos a oportunidade de mostrar a esses jovens e a todos os amantes do esporte um pouco da trajetória  de  grandes jogadores que fazem parte da história do tênis brasileiro”, disse Kley, no pré-lançamento.  

 

Ao todo, 18 ex-jogadores contam suas histórias e experiências do circuito profissional, guiados por um personagem fictício: O Professor, que ao final da vida recebe alguns de seus pupilos para relembrar suas histórias juntos.