Cesar Kist assume segundo mandato consecutivo na Comissão de Treinadores da ITF
Cesar Kist assume segundo mandato consecutivo na Comissão de Treinadores da ITF 14 Jan 2010

O Diretor do Departamento de Desenvolvimento da Confederação Brasileira de Tênis, Cesar Kist, representará o Brasil na Federação Internacional de Tênis por dois mandatos consecutivos. Depois de integrar a Comissão de Treinadores da ITF em 2008 e 2009, o membro brasileiro da Comissão recebeu um convite do Presidente da ITF, Francesco Ricci Bitti, para permanecer no cargo no período que vai de janeiro de 2010 a dezembro de 2011. 

 

“ Fiquei muito feliz por ter meu trabalho reconhecido internacionalmente. Nesses dois anos pude entrar em contato com os principais treinadores de tênis do mundo e tive a oportunidade de discutir com especialistas da área sobre os mais diversos assuntos. Com isso conseguimos manter um relacionamento próximo com os principais países que desenvolvem o esporte. É fundamental termos a oportunidade de opinar sobre assuntos importantes para o futuro do nosso tênis”, disse Kist. 

 

Fundada em 1992, a Comissão de Treinadores da ITF é formada por técnicos das principais nações do mundo do tênis como Alemanha, Canadá, Argentina, Bélgica, Grã-Bretanha, Austrália, França, Espanha, Estados Unidos e Holanda, que se reúnem duas vezes por ano, com objetivo de discutir a formação dos técnicos e treinadores e do desenvolvimento do tênis em geral. 

 

O primeiro encontro de 2009 foi realizado em Paris, na França, paralelo ao charmoso torneio de Roland Garros. Foram abordados assuntos sobre o desenvolvimento do tênis no mundo, o circuito juvenil, Copa Davis, Fed Cup, programa antidoping, cursos de formação a distância, entre outros. Um dos tópicos discutidos foi a presença dos treinadores dentro das quadras durante os jogos, que por unanimidade a Comissão se posicionou a favor desta conduta nos torneios profissionais masculinos e femininos, mas com regras quanto a quem pode ser o treinador e em quais momentos isto acontecerá. Uma vez definida a posição da Comissão, esta é enviada aos diferentes departamentos da ITF para ser aprovada. 

 

Já a última reunião foi em outubro, em Valência, na Espanha, onde Kist também participou do Workshop Mundial da ITF e apresentou palestras sobre “A importância da Motivação na Fase de Iniciação do Tênis” e “A Relação do Treinador com o Jogador de Alto Rendimento”. Ainda em Valência, Kist visitou a sede da Federação Espanhola, onde teve um encontro com Miguel Crespo, responsável pela área de estudos e pesquisas da entidade.