Tenistas brasileiros estreiam nesta sexta nos Jogos Paralímpicos Rio 2016
Tenistas brasileiros estreiam nesta sexta nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 08 Set 2016

Foto: Cezar Loureiro/MPIX/CPB

 

Rio de Janeiro (RJ), 8 de setembro de 2016 - O Time Brasil de Tênis em Cadeira de Rodas inicia nesta sexta-feira a participação nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 com cinco jogos na quadra Maria Esther Bueno, a principal do Centro Olímpico de Tênis da Barra, além de duas partidas da categoria Quad na quadra 9.

 

O sorteio das chaves foi realizado nesta quinta-feira na sala de conferências, marcada por uma homenagem à holandesa Esther Vergeer, a maior atleta da modalidade, dona de 42 títulos de Grand Slam e sete medalhas de ouro em Jogos Paralímpicos. Ela recebeu o Prêmio Brad Parks.

 

Com quatro tenistas na chave masculina de simples, o Brasil terá todos em quadra nesta sexta-feira e o mineiro Daniel Rodrigues, atual número 1 do Brasil e 18 do mundo. Ele enfrenta na estreia, a partir das 11h, na quadra Maria Esther Bueno contra o chileno Robinson Mendez, atual 63º do ranking mundial.

 

Em oito duelos, Rodrigues leva vantagem com cinco vitórias e saiu vencedor no último encontro, que ocorreu na Semana Guga Kuerten do ano passado. “Tenho um adversário que tem um tempo que eu jogo com ele, é um duelo equilibrado. A importância de estar jogando em casa e fazer o primeiro jogo da rodada na quadra central é uma emoção muito grande e estou ansioso e preparado para receber a torcida e fazer bonito”, afirma Daniel Rodrigues.

 

O segundo jogo da quadra central será entre o experiente paulista Mauricio Pomme (61º do mundo), que disputa sua quarta edição dos Jogos Paralímpicos, e o polonês Kamil Fabisiak (20º). Eles se enfrentaram apenas uma vez na carreira, no Israel Open do ano passado, e Fabisiak levou a melhor.

 

Outro mineiro da delegação brasileira, Rafael Medeiros (36º) faz a terceira partida da quadra Maria Esther Bueno contra o americano Steve Baldwin (80º). Eles também se enfrentaram apenas uma vez e o americano levou a melhor no Windsor Classic 2015, no Canadá.

 

A rodada noturna da quadra principal terá, a partir das 18h30, a estreia das brasileiras Natalia Mayara e Rejane Candida nas duplas. As atuais campeãs do Parapan estreiam contra as americanas Dana Mathewson e Kaitlyn Verfuerth.

 

Quem encerrará o primeiro dia de jogos do Tênis em Cadeira de Rodas na quadra Maria Esther Bueno será o brasiliense Carlos Santos, o Jordan. Em disputa de sua quarta Paralimpíada, ele encara o jovem espanhol Martin de la Puente, de apenas 17 anos. 

 

“Martin é um adolescente ainda, foi até o ano passado número 1 do mundo de juniors. Eu fiz um jogo com ele no ano passado, uma semifinal no Canadá, e não sei se por falta de concentração, ele levou o jogo, que apesar do placar foi difícil. Desta vez já sei o que vou encontrar, um jogador que vai correr bastante, passar muita bola, é agressivo e sabe agredir as bolas no tempo certo”, afirma Jordan.

 

“Eu vou aproveitar essa oportunidade que me deram de jogar na quadra central, em horário nobre. Espero que a torcida possa estar em peso me apoiando, me empurrando e que isso possa fazer a diferença no jogo. É uma primeira rodada difícil, onde eu tenho chance também de passar”, completa o brasiliense.

 

Outros dois brasileiros que estreiam nesta sexta-feira são os atletas da categoria Quad, o catarinense Ymanitu Silva e o brasiliense Rodrigo Oliveira, que competem na Quadra 9.

 

Ymanitu abre a programação da Quadra 9, a partir das 11h, contra o britânico Jamie Burdekin. Eles já se enfrentaram quatro vezes, com três vitórias do britânico e uma do brasileiro, no ACSA SA Open do ano passado.

 

Rodrigo Oliveira joga a quarta partida da Quadra 9 em um duelo inédito com o japonês Mitsuteru Moroishi, atual número 7 do mundo na categoria.

 

Confira abaixo a programação das quadras com brasileiros nesta sexta-feira:

 

MARIA ESTHER BUENO - 11h

Daniel Rodrigues (BRA) vs Robinson Mendez (CHI)

A seguir

Mauricio Pomme (BRA) vs Kamil Fabiasak (POL)

Rafael Medeiros (BRA) vs Steve Baldwin (USA)

Não antes das 18h30

Rejane Candida/Natalia Mayara (BRA) vs Dana Matthewson/Kaitlyn Verfuerth (USA)

Carlos Santos (BRA) vs Martin de la Puente (ESP) 

 

Quadra 9 - 11h

Ymanitu Silva (BRA) vs Jamie Burdekin (GBR)

Francesc Tur (ESP) vs Ben Weekes (AUS)

Alberto Corradi (ITA) vs [4] Andy Lapthorne (GBR)

Rodrigo Oliveira (BRA) vs Mitsuteru Moroishi (JPN)

 

O Time Brasil de Tênis em Cadeira de Rodas nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 é formado pelos atletas Carlos Santos, Daniel Rodrigues, Mauricio Pomme e Rafael Medeiros nas chaves masculinas, Natalia Mayara e Rejane Candida nas chaves femininas, além de Rodrigo Oliveira e Ymanitu Silva nas chaves Quad. Eles são acompanhados pelos técnicos Leonardo Oliveira, Raphael Moraes e Ricardo Pimentel, além de Wanderson Cavalcante, coordenador nacional de Tênis em Cadeira de Rodas da CBT.

 

O Tênis em Cadeira de Rodas é uma das 13 modalidades com transmissão ao vivo em 15 canais de Alta Definição (HD) no site do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) pelo site Paralympic.org durante os Jogos Rio 2016 para 240 países. Também haverá transmissão pelo site Dailymotion.com/Paralympics para 190 territórios. 

 

Para garantir ingressos para os Jogos Paralímpicos Rio-2016, acesse www.rio2016.com/ingressos.

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios - Patrocinador oficial do Tênis do Brasil, o co-patrocínio da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, e Tretorn - bola oficial do Tênis brasileiro. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte