Brasileiras se destacam na Gira ITF/Cosat no país
Brasileiras se destacam na Gira ITF/Cosat no país 03 Nov 2011

A série de torneios internacionais ITF/Cosat realizados em outubro no Brasil rendeu bons resultados ao tênis feminino juvenil do país, com títulos nos quatro eventos, em Londrina (PR), Florianópolis (SC), Itajaí (SC) e Salvador (BA).

 

Na Arthrom Tennis Cup, tradicional torneio ITF G3 em Londrina que abriu os eventos pelo país entre os dias 3 e 8 de outubro, Laura Pigossi conquistou os títulos de simples e duplas na categoria 18 anos feminino. Ela venceu na final de simples a peruana Ferny Angeles Paz. Na decisão de duplas, Pigossi e sua parceira venezuelana Carmen Blanco superaram as peruanas Ferny Angeles Paz e Ximena Siles Luna.

 

Samantha Czarniak Rego foi às quartas de final de duplas ao lado de Mariah Plauth e foi superada justamente pela parceria de Pigossi e Blanco. Giovanna Baccarini também chegou às quartas de final ao lado de Maria Vitória Beirão e parou na dupla da mexicana Carmen Cordoba e a paranaense Eduarda Santos. Em simples, Baccarini perdeu na segunda rodada para a peruana Ximena Siles Luna, enquanto Samantha Czarniak Rego foi derrotada por Carmen Blanco.

 

A paulista Beatriz Haddad Maia se sagrou campeã da Copa Guga Kuerten,realizada de 10 a 16 de outubro em Florianópolis, ao bater Mariah Plauth na final de simples. Samantha Czarniak Rego fez grande campanha até perder na semifinal para Bia. Giovanna Baccarini perdeu nas oitavas de final para Manoela Chiacchio e Carolina Meligeni Alves foi superada por Letícia Vidal.

 

Nas duplas, Beatriz Haddad Maia foi campeã ao lado da gaúcha Luisa Rosa ao vencer na final a parceria de Carolina Meligeni Alves e a paranaense Eduarda Santos. Giovanna Baccarini e sua parceira mexicana Carmen Cordoba perderam nas semifinais para Beatriz Haddad Maia e Luisa Rosa.

 

A Copa Santa Catarina foi disputada entre os dias 17 e 23 de outubro no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí, e teve a paulista Samantha Czarniak Rego vice-campeã ao ser superada pela paranaense Eduarda Santos na final de simples. Samantha havia eliminado na semifinal a também paulista Carolina Meligeni Alves, algoz de Giovanna Baccarini nas quartas de final.

 

Samantha Czarniak Rego foi semifinalista de duplas ao lado de Mariah Plauth depois de vencer Giovanna Baccarini e sua parceira paranaense Maria Vitória Beirão. Carolina Meligeni Alves jogou ao lado de Eduarda Santos e perdeu nas semifinais para Manoela Chiaccio e Carmen Cordoba.

 

Giovanna Baccarini foi a grande campeã do Bahia Juniors Cup, realizado em Salvador, na Bahia, encerrada no último fim de semana. Ela derrotou a carioca Ingrid Gamarra por duplo 6/1 na final. 

 

Samantha Czarniak Rego, que perdeu para Ingrid Gamarra nas semifinais, foi campeã de duplas ao lado da carioca. Baccarini perdeu nas semifinais de duplas ao lado de Marie Decamps, superada por Maria Vitória Beirão e Mariah Plauth.

 

As tenistas fazem parte da equipe de treinamento e competição de atletas femininas não profissionais para a participação dos Jogos Olímpicos – Apoio do Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, e contam com o benefício de passagens aéreas, hospedagem e alimentação durante os torneios.