Loureiro vence,  pontua na ITF e garante vaga na Gira Europeia
Loureiro vence, pontua na ITF e garante vaga na Gira Europeia 06 Mar 2018

Crédito: Miriam Jeski/Heusi Action

 

São Paulo (SP) – O brasileiro João Victor Loureiro, de apenas 14 anos, somou seus primeiros 20 pontos no ranking mundial juvenil da ITF e está garantido na Gira Europeia de 16 anos de meio de ano. 

 

O catarinense, que finalizou a Gira da América do Sul de 16 anos em primeiro lugar, recebeu o wildcard da Confederação Brasileira de Tênis para disputar a chave principal da categoria 18 anos do GB1 em São Paulo e confirmou a vaga na Gira Europeia ao vencer o argentino Facundo Tumosa, 299º colocado, por 2 sets 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 6/3. 

 

"Estava um pouco gripado, então ficava um pouco mais cansado que o comum após o término de alguns pontos, mas consegui manter a confiança que estou tendo desses últimos torneios para vencer. Muito feliz em marcar meus primeiros pontos no ranking mundial e agora vamos com tudo para a próxima rodada", comemorou Loureiro. 

 

Na próxima fase, nesta quarta-feira, Loureiro enfrentaria o colombiano Nicolas Mejía, 7º do mundo, mas o adversário desistiu, e agora o catarinense enfrentrá o carioca Gustavo Madureira, que entrou como alternate. 

 

Seu companheiro de treinos, Pedro Boscardin, da mesma idade, foi superado pelo argentino Luciano Tacchi , 234º, por 7/5, 2/6 e 6/1. Quarto colocado na Gira da América do Sul, o também catarinense ainda pode pontuar na ITF e garantir a vaga na Gira Europeia caso vença o duelo de duplas ao lado de Loureiro nesta quarta-feira. Os dois entram em quadra nesta quarta-feira contra o argentino Facundo Tumosa e o brasileiro João Alcantâra.

 

Loureiro e Boscardin, da RS Tennis, de Joinvlle, entraram direto na chave principal da categoria 18 anos do GB1 em São Paulo após serem contemplados com os wildcards oferecidos pela Confederação Brasileira de Tênis. Ambos fazem parte do programa de alto rendimento da CBT. O técnico deles, Ricardo Schlachter, viajou com os os dois durante toda a Gira da América do Sul com o apoio da CBT para passagem e hospedagem. 

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios e o co-patrocínio da Wilson, Peugeot e Companion SPORTS. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.