10ª Copa Santa Catarina encerra com títulos para brasileiros
10ª Copa Santa Catarina encerra com títulos para brasileiros 14 Out 2018

Crédito: Luiz Cândido/LuzPress

 

Itajaí (SC) – Encerrou neste sábado a 10ª Copa Santa Catarina Internacional de Tênis, torneio realizado no Itamirim Clube de Campo, em Itajaí (SC), com pontuação para o ranking mundial até 18 anos da Federação Internacional de Tênis. A Argentina levou o troféu no masculino e a Colômbia faturou o caneco no feminino da principal categoria do evento, que contou com 379 atletas de 13 países.

 

Entre os homens, o argentino Ezequiel Monferrer sagrou-se campeão ao superar o principal favorito, o paulista Rafael Marques por 7/5 1/6 6/2. Com apenas 15 anos, Monferrer leva seu primeiro caneco na carreira em simples e quebra recorde só de títulos brasileiros no masculino no evento. Entre as mulheres, o triunfo ficou com a colombiana Gabriela Giraldo. Segunda favorita ela passou pela brasiliense Isabel Oliveira também em três sets, com parciais de 4/6 6/1 7/5. Entre as meninas Giraldo é a quinta estrangeira a levantar o caneco na história do evento.

 

Nas duplas, Santa Catarina levantou o caneco com a joinvilense Namie Isago fazendo parceria com a goiana Nalanda Teixeira. A dupla derrotou na final Julia Klimowicz e Isadora Machado por 6/2 6/1. Mineiro radicado em Joinville, João Victor Loureiro triunfou na dupla masculina junto com o pernambucano Guilherme Zotin. Eles derrotaram na final o argentino Monferrer e o americano Dali Blanch por 3/6 7/5 10-4.

 

Nas demais categorias, o Brasil levou todos os canecos. Nos 16 anos masculino, o paranaense Márcio Silva derrotou o paraguaio Sebastian Dietze por 7/5 6/3. Entre as meninas,  a paulista Marjorie Souza venceu a catarinense Maria Turchetto por duplo 6/1 . Nas duplas, caneco para Victor Bini/Luis Cupertino (SP/BA) e a parceria Luana Avelar/Julia Lastorina (DF/RS). Nos 14 anos, a paranaense Maria Bloot derrotou a baiana Luana Paiva por 6/3 6/4 e ficou com o caneco nas duplas ao lado de Larissa Silva, de Barueri, São Paulo. Entre os meninos, o gaúcho de Caxias do Sul, Gustavo Tedesco, levantou o troféu derrotando na final o carioca Victor Alves por 4/6 6/4 7/6 (7/4). Nas duplas, Tedesco também triunfou ao lado do também gaúcho Ricardo Starosta.

 

Nos 12 anos, os triunfos em simples ficaram para a paranaense Isabelle Karam e o gaúcho Bernardo Duarte. Isabelle superou a catarinense de Joinville, Ana Campigotto, por 6/2 6/4. Duarte passou pelo catarinense Davi Campononogara por 6/1 6/4. Nas duplas, triunfos para Duarte com o catarinense Bernardo Fuckner e Karan com a carioca Aline Lema.

 

Nos 11 anos, título para o Paraná com Giancarlo Nardi e Santa Catarina com Carolina Martins. Nos 10 anos, só deu Santa Catarina com João Barros campeão de simples e duplas ao lado de Pedro Strapazzon, ambos atletas da ADK Tennis, de Itajaí (SC). Nos 9 anos, Mato Grosso levou o caneco com Livas Eduardo e Sara Campononogara, de Santa Catarina. Na dupla masculina, os vencedores foram Livas e o gaúcho Bernardo Almeida. Nos 8 anos, o paranaense João Nardi se sagrou campeão.

 

O torneio tem por tradição revelar grandes talentos. O primeiro campeão, na edição 2009, foi Thiago Monteiro, atual número 1 do país que já figuou no top 80 do mundo e derrotou nomes como Jo-Wilfried Tsonga quando era top 10 mundial. Em 2013 o mineiro João Menezes levantou o troféu e hoje ocupa um lugar entrs os 300 melhores do mundo e quarto melhor do país no profissional. Vencedora em 2014, Thaísa Pedretti hoje está entre as cinco melhores do país no profissional e Marcelo Zormann, vencedor em 2012, levantou o título de Wimbledon nas duplas juvenil, o evento com maior prestígio do tênis.

 

O torneio contou com atletas de 13 países. São jogadores do Brasil, Peru, Finlândia, Grã-Bretanha, Colômbia, Argentina, Paraguai, Estados Unidos, Índia, Uruguai, Chile, Itália e Holanda.

 

Balanço positivo e um 2019 com grandes eventos em Itajaí (SC)

 

Ao término da competição, os organizadores Patrício Arnold e Ivan Kley fizeram um balanço positivo da 10ª edição da Copa Santa Catarina: "Foi um sucesso total. Tivemos boa parte da semana com chuva e conseguimos concluir no prazo todas as categorias desde os 8 até os 18 anos, para quem organiza evento em uma semana complicada como foi é sempre muito bom isso graças a estrutura que o Itamirim Clube de Campo nos oferece com as quadras cobertas e as condições perfeitas das descobertas onde com pouco tempo as quadras já estavam em condições de jogo após o término da chuva. Tivemos um nível bem competitivo na competição desde a primeira rodada e tivemos um feedback positivo dos treinadores quanto a estrutura, local para treinamento no clube e tudo mais, estamos bem felizes", descreveram.

 

Para 2019 o plano é não só fazer crescer a Copa Santa Catarina, mas sim o número de eventos de tênis em Itajaí: "Nas próximas semanas estamos fechando um grande evento com pontos no ranking profissional para o segundo semestre no masculino, estamos trabalhando para evento feminino e outro de cadeirantes ambos profissionais e o objetivo é fechar 2019 com essas competições e o nosso grande torneio mundial juvenil, será muito importante para a região, Santa Catarina e o tênis brasileiro".

 

O Itamirim Clube de Campo também anunciou o plano de expansão para os próximos dois anos. O local terá mais duas quadras cobertas passando de três para cinco até 2020, mais duas quadras descobertas e também um estádio. Atualmente são 15 quadras e passaria para um total de 19 mais o estádio: "Temos um plano diretor bem amplo nesse sentido tanto na estrutura do clube com maior número de quadras cobertas e descobertas, um estádio para grandes eventos e a realização de grasndes competições".

 

Hall dos Campeões:

18 anos - Ezequiel Monferrer (ARG) e Gabriela Giraldo (COL) / João Loureiro/Guilherme Zottin (BRA) e Namie Isago/Nalanda Teixeira (BRA)

16 anos - Márcio Silva (BRA) e Marjorie Souza (BRA) / Victor Bini/Luis Cupertino (BRA) e Luana Avelar/Julia Lastorina (BRA)

14 - Gustavo Tedesco (BRA) e Maria Bloot (BRA) / Gustavo Tedesco/Ricardo Starosta (BRA) e Larissa Silva/Maria Bloot (BRA)

12 anos - Isabelle Karam (PR) e Bernardo Duarte (RS) / Bernardo Duarte/Bernardo Fuckner (RS/SC) e Aline Lema/Isabelle Karam (RJ/PR)

11 Anos - Giancarlo Nardi (PR) e Carolina Martins (SC)

10 Anos - João Barros (SC) / João Barros/Pedro Strapazzon (SC)

9 anos - Livas Eduardo (MT) e Sara Campononogara (SC) / Bernardo Almeida/Livas Eduardo (RS/MT)

8 Anos - João Nardi (PR)


A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio dos Correios, Wilson, Peugeot e Companion Sports. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.brwww.facebook.com/cbtoficialwww.twitter.com/cbteniswww.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis..