Brasil disputa as finais da Copa do Mundo de Beach Tennis no Rio de Janeiro neste domingo
Brasil disputa as finais da Copa do Mundo de Beach Tennis no Rio de Janeiro neste domingo 10 Out 2021

Rio de Janeiro (RJ) - O Time Brasil BRB de Beach Tennis fez a lição de casa e mostrou que ter a torcida a favor faz toda a diferença. Neste sábado, a seleção nacional venceu a Rússia na semifinal da Copa do Mundo de Beach Tennis no Rio de Janeiro e avançou à decisão para enfrentar a Itália. O confronto valendo o troféu mais cobiçado do esporte será a partir das 19h na arena montada em Copacabana. Mais cedo, às 9h, o time brasileiro júnior faz a final da categoria também contra os italianos.

A decisão profissional colocará frente a frente as duas equipes com maior histórico de títulos no torneio. Os europeus foram campeões quatro vezes (2012, 2014, 2015 e 2017), enquanto os Sul-Americanos têm três troféus no currículo (2013, 2018 e 2019). 

Tecnicamente, o confronto também promete altíssimo nível. Na esquadra azurra são quatro atletas top-10 mundiais: Giulia Gasparri (1ª), Sofia Cimatti (4ª), Ninny Valentini (7ª) e Marco Garavini (9º). O Brasil também tem quatro tenistas na mesma faixa de ranking: Rafaella Miiller (2ª), André Baran (6º), Vini Font (8º) e Joana Cortez (8ª). Também fazem parte da equipe local Marcela Vita (12ª) e Thales Santos (17º).

Para chegar à decisão, os brasileiros precisaram vencer a forte equipe da Rússia neste sábado. Com a parceria formada por Rafa Miiller e Marcela Vita, os brasileiros superaram o confronto das duplas femininas contra Daria Churakova e Liudmila Nikoian por 6/2 e 6/1. No masculino, Baran e Font encararam Nikita Burmakin e Nikolai Gurev. Apesar do melhor início dos adversários, foram os donos da casa que comemoraram no fim, com um espetacular terceiro set. O jogo terminou em 6/7, 6/3 e 10-1. A Itália superou a Espanha por 3 a 0 na outra semifinal.

"Todos os dias é uma grande emoção jogar aqui, não tem o que falar. A gente dá o nosso melhor, coloca o coração em quadra por toda essa galera que está torcendo e vibrando com a gente", destaca Marcela Vita. "Pra mim também, é uma energia incrível. Ter a família, os amigos, toda essa galera torcendo por nós com certeza dá uma força a mais para lutar mais em quadra", completa Rafaella Miiller.

"Neste mundial, em todos os jogos começamos atrás, mas tivemos forças para reagir e buscar a recuperação. Eles começaram com uma intensidade maior do que a nossa, mas conseguimos ajustar isso a partir do segundo set, ficamos mais ligados. A presença do Mingozzi nos orientando foi fundamental também para que a gente entrasse com uma postura mais ativa e agressiva", comenta André Baran.

A decisão do ITF Beach Tennis World Cup terá transmissão ao vivo a partir das 19h deste domingo no SporTV 3 na televisão por assinatura e na TV NSports pela internet.

Time Júnior vai para a final da categoria no Mundial

O Time Brasil BRB sub-18 disputa neste domingo a final da categoria júnior do ITF Beach Tennis World Cup. O duelo será contra a Itália, a partir das 9h, na quadra central da arena montada em Copacabana. A equipe comandada pelo técnico Juca Russo fez uma ótima primeira fase, superando Alemanha, Venezuela e Rússia em todas as partidas. Na semifinal, o duelo foi vencido pela equipe sul-americana por 2 a 1 sobre a Espanha.

Assim como o Brasil, a Itália terminou invicta a primeira fase, com três vitórias por 3 a 0 sobre Chile, França e Espanha. Na semifinal, os europeus venceram a Rússia por 2 a 1.

O Time Brasil BRB na categoria 18 anos conta com alguns talentos que já competem no circuito profissional e se destacam entre os adultos. A equipe conta com Vitoria Marchezini (21ª no ranking profissional), Daniel Mola (64º), Giovanni Cariani (87º), Antonia Thompson (132ª), Pedro Consiglio (222º) e Isadora Trusz (413ª)

Essa é a sexta edição do mundial com a participação das categorias juvenis. Até hoje, o Brasil soma três vice-campeonatos e dois terceiros lugares. Com o apoio da torcida na arena de Copacabana, o grupo espera mudar esta escrita e chegar ao primeiro título mundial dentro de casa.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do BRB, Patrocinador Master do Tênis do Brasil, da Wilson, da W A Sport, do Grupo La Pastina e da Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.