Assembleia da Cosat reúne líderes do tênis Sul-Americano em Florianópolis (SC)
Assembleia da Cosat reúne líderes do tênis Sul-Americano em Florianópolis (SC) 13 Mai 2022

Florianópolis (SC) – A capital catarinense e cidade sede da Confederação Brasileira de Tênis foi o local escolhido para receber a Assembleia da Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat), realizada nesta sexta-feira (13). Reuniram-se em Florianópolis os principais gestores das federações e associações de tênis nacionais dos países da América do Sul, com destaque para a presença ilustre do presidente da Federação Internacional de Tênis (ITF), David Haggerty.

O encontro anual foi realizado com o objetivo da prestar contas sobre o trabalho realizado no desenvolvimento do tênis no continente, além de apresentar os objetivos e estratégias para o futuro. A reunião foi liderada por Rafael Westrupp, que é presidente da Confederação Sul-Americana de Tênis e também da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

"Para nós é muito importante ter a presença do presidente da ITF, o David Haggerty, assim como do Luca Santilli, que é diretor de desenvolvimento da ITF. Eles puderam ter acesso e conhecimento ao planejamento estratégico da cosat, que foi aprovado pela Assembleia. Teremos um trabalho com enfoque no tênis de transição, no tênis profissional, para homens e mulheres. Temos o objetivo de trabalhar com outras entidades do tênis mundial para dar ainda mais envergadura ao tênis da América do Sul, incrementando o número de atletas no top 100. Foi muito bom poder apresentar isso para a ITF, assim como ouvir as perpectivas da federação internacional sobre os trabalhos realizados e o planejamento para o futuro do esporte em nível global e também para a América do Sul", destaca Westrupp.

Com a presença dos líderes de diferentes países do tênis sul-americano, o presidente da ITF aproveitou a oportunidade para apresentar um relatório sobre o trabalho em desenvolvimento pela Federação Internacional de Tênis (ITF), apontando os desafios globais na promoção do tênis, do beach tennis e do tênis em cadeira de rodas.

"Para mim, é uma grande satisfação participar destas reuniões das associações nacionais. São 10 países reunidos, presencialmente ou virtualmente, para falar sobre o tênis da América do Sul e como podemos fazer para crescer. Hoje, a ITF tem uma relação muito forte com a Cosat, e ficamos muito felizes por ver como está o trabalho e o planejamento para melhorar ainda mais a formação de atletas e colocar ainda mais tenistas do continente no Top 100. Foi uma reunião muito produtiva" acrescenta David Haggerty, presidente da ITF.

Ao fim da reunião, todos os presidentes das federações nacionais, assim como o presidente da ITF, aproveitaram para conhecer a sede da Confederação Brasileira de Tênis, localizada na Avenida Beira-Mar Norte, na capital catarinense, mesmo local onde fica a Federação Catarinense de Tênis. Esta foi a segunda vez na história que um presidente da ITF visitou o Brasil para um compromisso oficial. A primeira vez foi em 2018, justamente quando David Haggerty visitou a sede da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) em Florianópolis.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio de BRB, Patrocinador Master do Tênis do Brasil, Wilson, W A Sport, Adega Online e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). Siga tudo sobre a CBT em www.cbtenis.com.br, www.facebook.com/cbtoficial, www.twitter.com/cbtenis, www.instagram.com/cbtoficial e www.flickr.com/cbtenis.