Jogos Mundiais de Praia 2023 são cancelados
Jogos Mundiais de Praia 2023 são cancelados 04 Jul 2023

Florianópolis (SC) - A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) foi informada, nesta terça-feira (4), que os Jogos Mundiais de Praia Bali 2023 foram cancelados. A competição, que teria a participação do Time Brasil BRB na disputa do Beach Tennis, seria realizada de 5 a 12 de agosto, em Bali, na Indonésia. O anúncio foi feito pela Associação dos Comitês Olímpicos Nacionais (ANOC).

Confira o comunicado oficial da ANOC:

“É com grande surpresa e extrema decepção que a ANOC soube que o Comitê Olímpico da Indonésia (KOI, na sigla em inglês) retirou-se de seu compromisso de sediar os Jogos Mundiais de Praia da ANOC e a Assembleia Geral da ANOC em agosto de 2023.

Com os Jogos agendados para daqui a um mês, a decisão tão tardia impede a ANOC de encontrar um anfitrião alternativo e, portanto, não há opção a não ser cancelar a edição deste ano dos Jogos, bem como a Assembleia Geral do ANOC em Bali, em agosto. Quanto à Assembleia Geral da ANOC, nas próximas semanas será tomada uma decisão sobre um novo local e datas.

O KOI afirmou que a decisão foi tomada depois que o orçamento não foi liberado pelo governo do país e agora não há tempo para entregar os Jogos. A ANOC está muito desapontada com as ações do KOI, que impedirão atletas de 100 Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) classificados de cumprir o objetivo de competir nos Jogos.

A ANOC apresenta as suas sinceras desculpas a estes CONs, atletas e Federações Internacionais (IFs) que têm sido parceiros comprometidos do evento, e aos fãs de todo o mundo.

Embora tenha havido desafios nos preparativos dos Jogos, como em qualquer grande evento multiesportivo, a ANOC foi regularmente assegurada pelo KOI de que soluções seriam encontradas e os Jogos continuariam conforme planejado.

A ANOC e o KOI se reuniram para reuniões semanais de coordenação, na semana passada, e em nenhum momento o KOI indicou que havia problemas que levariam a tal resultado.

A prioridade imediata da ANOC é garantir que os atletas sejam apoiados e que os NOCs e IFs sejam compensados da melhor maneira possível”.

Assinam o comunicado Robin Mitchell, presidente da ANOC, e Gunilla Lindberg, secretária geral da ANOC.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, W A Sport, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).