Brasileiras são campeãs do BT200 de Rio Grande em Porto Rico
Brasileiras são campeãs do BT200 de Rio Grande em Porto Rico 10 Mar 2024

Rio Grande (Porto Rico) – Os atletas brasileiros brilharam neste final de semana na disputa do BT 200 de Rio Grande, em Porto Rico, evento com premiação de US$ 15 mil, com mais de 200 pontos no ranking mundial da Federação Internacional de Tênis (ITF).

No feminino, Júlia Nogueira, número 14 do ranking mundial da ITF, e Isabela Garrido, 25ª, foram campeãs. Elas superaram na final as brasileiras Marcela Vita e Raquel Iotte, por 6/4 6/3. 

A conquista é a primeira da nova temporada para Julia e sua 11ª na carreira. Ela soma agora cinco títulos nível BT 200 e o segundo em Rio Grande onde triunfou no ano passado ao lado da paranaense Vitória Marchezini. "Tivemos uma campanha muito boa durante todo o torneio. Conseguimos impor nosso ritmo de jogo a cada rodada. Na final sabíamos que seria um jogo muito duro, mas entramos confiantes, com uma estratégia bem definida e conseguimos sair com a vitória. Muito feliz em conquistar esse título com a Isa, que foi minha primeira parceira", disse a atleta.

Já para Garrido, é o maior título da carreira e a quarta de ITF: "Estou muito feliz com essa conquista, a maior da minha carreira, ganhando de´otimas duplas. Agradecer minha parceira Júlia Nogueira pela grande semana. Agora é seguir trabalhando e buscar mais conquistas".

No masculino, Flávio Arouca foi vice-campeão ao lado do venezuelano Eduardo Garay. Ele superou na semifinal  o bicampeão mundial Antomi Ramos, sexto do mundo, e Hugo Russo, 9º, por 2/6 6/4 16-14 e na final parou na dupla cabeça de chave 2 formada pelo venezuelano Ramon Guedez e pelo jogador de Aruba, Aksel Samardzic, por 6/0 5/7 10-5.

Foi a maior final da carreira de Arouca, a primeira em BT 200 do número 41 do mundo que vai entrar no top 40 na próxima semana: "Minha segunda vez em Porto Rico, no final do ano passado fiz uma semi e agora final, feliz por ter evoluído nisso. Claro que queria o título, mas continuo com força e dedicação e mais garra para buscar meus objetivos. Na semi dois amigões meus, Hugo e o Antomi, treinamos juntos, eles entraram super bem, levamos pro super tie-break que foi uma loucura. Foi muito emocionante pra mim. A final entrei um pouco nervoso, primeira final de um BT 200, levamos pro super, mas eles mereceram", disse o atleta.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, W A Sport, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).