Brasileiros se garantem nas oitavas do BT 400 em Marechal Deodoro (AL)
Brasileiros se garantem nas oitavas do BT 400 em Marechal Deodoro (AL) 05 Abr 2024

Marechal Deodoro (AL) – Os brasileiros estrearam com vitória, nesta quinta-feira, no Pure Beach, torneio BT 400 disputado na Praia do Francês, em Marechal Deodoro (AL), com premiação de US$ 35 mil. A competição conta com 1.200 atletas de dez países. 

Na chave feminina, Rafaellla Miiller, número 1 do mundo, e a venezuelana Patrícia Diaz, atuais campeãs do torneio, venceram a 11ª seguida na Praia do Francês ao aplicarem um duplo 6/0 sobre as qualifier Marina Lehmann e Carla Levita em menos de trinta minutos de partida e irão enfrentar Isabela Sella e Graziela Silva.

Vitória Marchezini, de 18 anos, quarta do mundo, e Sophia Chow, 5ª colocada e duas vezes campeã nas areias alagoanas, em 2021 e 2022, passaram pela alagoana Lilian Ferreira e Yasmine Aires por um duplo 6/1 e medem forças diante da brasileira Isabela Garrido e a francesa Maire Bray.

"Primeira rodada é sempre o pior, você está chegando no torneio, está nervosa, se acostumando", disse Vitória que minimizou o problema no ombro: "Às vezes o ombro sai do lugar, mas geralmente ele volta, como foram duas semanas intensas ele sentiu um pouco, mas já está tudo certo, a proteção é pra dar uma segurada, o susto já passou".

Júlia Nogueira e Isadora Simões, cabeças de chave 8, superaram as venezuelanas Gabriela Anzola e Andrea Colavita por 6/1 6/4 e encaram Marília Câmara e Flávia Muniz.

Cabeças de chave 5, a paranaense Marcela Vita e a italiana Veronica Casadei derrotaram as alagoanas Rosendo Sulamita e Maria Almeida por 6/1 6/2 e enfrentam a espanhola Eva Palos e a italiana Giulia Trippa. Lorena Melo e Raquel Iotte e Letícia Salgado/Raiza Dantas são outras duplas brasileiras brigando por vaga nas quartas de final.

No masculino, André Baran, quarto do mundo, e o italiano Michele Cappelletti passaram pelos baianos Augusto Oliveira e Murilo Valladares por 6/3 6/1 e enfrentam os italianos Luca Andreolini e Marco Faccini. Allan Oliveira e o francês Mathieu Guegano venceram o espanhol Gerard Querol e o brasileiro João Wiesinger por 6/7 (7/1) 6/0 10/6 e enfrentam o ex-número 1 do mundo, Vinicíus Font, e o atual líder do ranking juvenil, Felipe Loch, que marcaram 6/3 6/1 sobre Álvaro Campanharo e Felipe Poffo.

"Foi excepcional, uma experiência muito boa, ele me deixou muito confiante em quadra, toda vez que eu errava ele me puxava pra cima. Nos demos muito bem", disse o jovem Loch. Vini completou: "Talento dele fala por si só, muita qualidade, tem a cabeça que ele tem faz muita diferença. É o número 1 do mundo juvenil, super pé no chão e focado no processo. Quem foca no processo chega lá".

Aos 39 anos, Vini diz estar em um momento bom de sua carreira e com fome de muito mais: "Vivo um momento de muita alegria, apesar da derrota no torneio passado eu falei com a Júlia (Font) que me sentia muito competitivo, que tinha gostado muito, tinha me sentido muito bem. Estou feliz de novo em quadra. Estou com 39 anos e fome pra seguir muito tempo. Deixa pros outros pensarem que vou parar, muita gente achando que vou parar (risos). Quero jogar mais pelo menos dois anos firme. Se um dia eu virar técnico quero pegar essa garotada aí , trabalhar com o futuro é bom demais, muito gratificante".

"Privilégio estar jogando mais uma vez aqui. Todo vez que tenho novo capítulo em uma semana isso me deixa motivado, podendo fazer uma nova história. Um local diferente para se adaptar. Primeira rodada mais duro sempre, onde se inicia. Chegar com a cabeça limpa e leve, esse é o principal", disse Baran.


Leonardo Branco e o russo Nikita Burmakin emplacaram a primeira vitória juntos contra Miguel Peres e o italiano Edoardo Ponti marcando 7/5 6/3 e enfrentam o gaúcho Natã Porte e a lenda italiana Marco Garavini, dono de seis títulos mundiais. Cabeças de chave 8, Gustavo Russo e Gabriel Santos também avançaram e pegam Fabrício Neis e o italiano Federico Galeazzi. Daniel Mola e Giovani Cariani passaram e encaram os cabeças de chave 1, o francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto, atuais campeões mundiais e do torneio alagoano.

Thales Santos e o italiano Luca Cramarossa avançaram e pegam Mateus Buemo e Diogo Carneiro. Hugo Russo e o espanhol Antomi Ramos, cabeças de chave 3, desafiam Davi Abdanur e Mateus Freitas. Hugo Dojas e Danie Schmitt medem forças contra os venezuelanos Ramon Guedez e Carlos Vigon, cabeças de chave 6.

As oitavas de final começam a partir das 9h30 nesta sexta-feira. O dia será de rodada dupla com as quartas começando a partir das 15h.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB – Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, W A Sport, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).