Juvenis do Time Brasil BRB estreiam com vitória emocionante na Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas
Juvenis do Time Brasil BRB estreiam com vitória emocionante na Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas 08 Mai 2024

Antália (Turquia) – O Time Brasil BRB estreou com vitória, por 2 a 1 sobre a África do Sul na categoria Júnior da Copa do Mundo de Tênis em Cadeira de Rodas, que está sendo disputada em em Antália, na Turquia. Nesta quarta-feira (8), Vitória Miranda e Luiz Calixto saíram atrás no confronto, mas garantiram o resultado na partida de duplas, com direito a 16 pontos marcados no super tiebreak.

Já os atletas das categorias Masculino Open e Feminino Open foram derrotados, ambos por 3 a 0, pela Grã-Bretanha. Na categoria Quad, os brasileiros perderam para o Chile, por 2 a 1.

Os brasileiros retornam às quadras nesta quinta-feira (9), a partir das 5h (horário de Brasília). No Masculino Open, os tenistas enfrentam a África do Sul, enquanto os atletas das categorias Quad e Júnior jogam contra o Japão

O confronto dos juvenis foi de tirar o fôlego do início ao fim. Primeiro, Vitória Miranda foi superada por Bongumenzi Biyela em três sets, por 6/0 3/6 7/5. Na sequência, Luiz Calixto buscou o empate ao vencer Ntando Nokama, por 6/1 6/2. Nas duplas, Calixto e Miranda lutaram ponto a ponto contra Biyela e Nokama e só confirmaram o resultado no 16o ponto do super tiebreak, com o placar de 6/4 5/7 16-14.

No Masculino Open, os mineiros não resistiram aos fortes adversários britânicos. Gustavo Carneiro perdeu para o atual número 5 do ranking ITF, Gordon Reid, por 6/0 6/2. Já Daniel Rodrigues fez um  jogo duro contra o número 1 do mundo, Alfie Hewett, mas também foi superado, por 3/6 7/5 7/5. Nas duplas, Ben Bartram e Dahnon Ward venceram Carneiro e Bruno Makey, por 6/1 6/4.

Na disputa feminina, Maria Fernanda Alves perdeu para a britânica Cornelia Oosthuizen, por 6/2 7/5, enquanto Meirycoll Duval foi derrotada por Lucy Shuker, por 7/5 7/6. Nas duplas, Abbie Breakwell e Ruby Bishop venceram Alves e Jade Lanai, por 6/0 7/6.

Entre os atletas da categoria Quad, o Chile saiu na frente com vitória de Francisco Cayulef sobre Leandro Pena, por 6/2 4/6 6/3. Diego Perez confirmou o resultado ao vencer Ymanitu Silva, por 6/3 6/2. Nas duplas, Pena e Silva diminuíram a vantagem e bateram Perez e Cayulef, por 6/3 7/5.

Pelo sistema de disputa, a Copa do Mundo é jogada com confrontos entre países, compostos por três jogos: duas partidas de simples e uma duplas. O vencedor do confronto é o país que obtiver pelo menos duas vitórias no embate.

Esta é a sétima vez consecutiva que o Time Brasil BRB contará com atletas em todas as categorias do Mundial. As equipes do Masculina, Feminina e Quad já estavam previamente classificadas para o torneio. A equipe Júnior disputa a competição por meio de um wild card (convite).

Confira os resultados desta quarta-feira:

Masculino Open
Time Brasil BRB 0 x 3 Grã-Bretanha
Gordon Reid (GBR) d. Gustavo Carneiro (BRA) - 6/0 6/2
Alfie Hewett (GBR) d. Daniel Rodrigues (BRA) - 3/6 7/5 7/5
Ben Bartram (GBR)/Dahnon Ward (GBR) d. Bruno Makey (BRA)/Gustavo Carneiro (BRA) - 6/1 6/4

Feminino Open
Time Brasil BRB 0 x 3 Grã-Bretanha
Cornelia Oosthuizen (GBR) d. Maria Fernanda Alves (BRA) - 6/2 7/5
Lucy Shuker (GBR) d. Meirycoll Duval (BRA) - 7/5 7/6
Abbie Breakwell (GBR)/Ruby Bishop (GBR) d. Maria Fernanda Alves (BRA)/Jade Lanai (BRA) - 6/0 7/6

Quad
Time Brasil BRB 1x2 Chile
Francisco Cayulef (CHI) d. Leandro Pena (BRA) - 6/2 4/6 6/3
Diego Perez (CHI) d. Ymanitu Silva (BRA) - 6/3 6/2
Ymanitu Silva (BRA)/Leandro Pena (BRA) d. Francisco Cayulef (CHI)/Diego Perez (CHI) - 6/3 7/5

Júnior
Time Brasil BRB 2x1 África do Sul
Bongumenzi Biyela (RSA) d. Vitória Miranda (BRA) - 6/0 3/6 7/5
Luiz Calixto (BRA) d. Ntando Nokama (RSA) - 6/1 6/2
Vitória Miranda (BRA)/Luiz Calixto (BRA) d. Ntando Nokama (RSA)/Bongumenzi Biyela (RSA) - 6/4 5/7 16-14

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).