Jogue Tênis nas Escolas e Liga Escolar 2 realizam Master
Jogue Tênis nas Escolas e Liga Escolar 2 realizam Master 04 Dez 2013

A Liga Escolar 2 e o Programa Jogue Tênis nas Escolas da Confederação Brasileira de Tênis e Correios, realizaram neste último fim de semana o Master da liga LE2, categoria Ensino Fundamental 1, no Colégio Doze de Outubro, enquanto a categoria Ensino Fundamental 2 foi realizada na academia Play Tennis, na Chácara Flora, em São Paulo.

 

As partidas do Fundamental 1 aconteceram em mini-quadras com bolas vermelhas. A utilização das bolas lentas favoreceu o nível técnico e as trocas de bola, deixando os jogos disputados e emocionantes em todas as categorias. Já os jogos do Fundamental 2 foram disputados com bolas verdes e amarelas.

 

Este foi o primeiro ano do tênis fazendo parte da LE2, liga que existe há nove anos e engloba modalidades coletivas e individuais. Um dos fatores positivos foi a procura de mais professores pelos cursos de capacitação da CBT em busca de ferramentas e metodologia de ensino que permitam o aprendizado de crianças nos fundamentos da modalidade.

 

“O sucesso da parceria com a LE2 foi muito em função da similaridade dos objetivos estabelecido na área educativa dos dois projetos, embora a liga desenvolva eventos mais competitivos, existe uma preocupação principal de formarmos praticantes de modalidades esportivas com valores que poderão ser utilizados pra todos os segmentos da sua vida pessoal e profissional”, afirmou Airton Santos, que coordena o Programa Jogue Tênis nas Escolas.

 

Neste primeiro ano foram quase vinte escolas participantes, dentre elas Colégio Franciscano Pio XII, Colégio Doze de Outubro, Colégio Santa Maria, Colégio Objetivo, Centro Educacional Brandão, Colégio Santo Américo, Colégio Passionista, Colégio Santa Gema, Colégio Pentágono Perdizes, Vértice, Colégio Aubrick, Escola Maria Imaculada (Chapel), EE Adolfo Trípoli, Colégio Salesiano, Colégio São Domingos Sávio, Play Pen e Oswald de Andrade.

 

A grande maioria das crianças participantes pratica o tênis em suas próprias escolas, em cursos integrados ao currículo ou extra-curriculares.  Outras representaram suas escolas mesmo praticando o tênis em clubes ou academias.

 

“O fato de a Liga ser pensada como um evento de educação esportiva para crianças não-federadas é um grande estímulo para as crianças que praticam o tênis em escolas, que estão entrando em contato com a modalidade. A organização e a premiação são primorosas, para que as crianças vivenciem a competição plenamente. Ao mesmo tempo, a arbitragem educativa se preocupa em ensinar e reforçar as regras básicas do esporte, bem como o fairplay entre as crianças e a postura positiva e dos pais. Acreditamos que desta maneira estimulamos mais crianças a jogar e ficar, dentro da filosofia mundial de fomento ao tênis, o Play and Stay, afirma Suzana Silva, responsável pela organização e pela arbitragem geral do evento.

 

As disputas foram concebidas para equipes de dois a cinco participantes, com muitos joguinhos de duplas.  Participar de um esporte predominantemente individual em times é uma forma de agregar as crianças em torno da convivência, do entendimento dos processos de vencer e perder, do espírito de equipe e do respeito entre os tenistas.

 

QUADRO DE HONRA

Fundamental 1

OURO - Colégio Franciscano Pio XII Time A

PRATA - Colégio Franciscano Pio XII Time B

BRONZE - Time combinado dos Colégios Vértice, Objetivo Vargem Grande e Aubrick

Fundamental 2 até 12 anos

OURO - Time combinado São Domingos Sávio e Oswald de Andrade

PRATA - Time combinado EEPG Adolfo Trípoli e Play Pen

BRONZE - Colégio Santo Américo

Fundamental 2 até 14 anos

OURO - Colégio Santa Maria

PRATA - Centro Educacional Brandão

BRONZE - Colégio Franciscano Pio XII

Quadro geral de medalhas:

1º lugar - Colégio Franciscano Pio XII - 11 medalhas

2º lugar -  Colégio São Domingos Sávio - 5 medalhas

3º lugar - Colégio Santa Maria - 4 medalhas

4º lugar - Colégios Vértice, Pentágono Perdizes e Oswald de Andrade - 3 medalhas

5º lugar - Colégio Santo Américo, Centro Educacional Brandão e EE Adolfo Trípoli - 2 medalhas

6º lugar - Colégios Elite, Salesiano, Passionista Santa Gema, Passionista São Paulo da Cruz, Porto Seguro, São José e Escola Maria Imaculada - 1 medalha

 

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio oficial dos Correios - patrocinador oficial do Tênis do Brasil. O co-patrocínio é da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil, Peugeot - montadora oficial da CBT, Tretorn - a bola oficial do Tênis brasileiro, e Prince - o equipamento oficial do Tênis do Brasil. O apoio é do Comitê Olímpico Brasileiro e Ministério do Esporte. Mais informações sobre a CBT em nossas mídias Twitter.com/cbtenisFacebook.com/cbtoficialFlickr.com/photos/cbtenis