Roland Garros teve participação importante do Brasil
Roland Garros teve participação importante do Brasil 11 Jun 2014

O torneio de Roland Garros terminou no último domingo depois de grande desempenho do tênis brasileiro, que esteve presente com jogadores em todos os níveis de competição, além da importante participação dos Correios, o patrocinador oficial do Tênis do Brasil, e membros da diretoria da Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

 

Jorge Lacerda, presidente da CBT, esteve ao lado de representantes da Diretoria dos Correios, em reuniões importantes com Jeremy Botton, diretor-executivo da Federação Francesa de Tênis, e com Juan Margets, vice-presidente da Federação Internacional de Tênis (ITF), além de Sergio Elias, representante da Cosat e membro do board da ITF.

 

Também foram realizadas reuniões com o vice-presidente da Band, Paulo Saad Jafet, com Luis Felipe Tavares, da Koch Tavares, além de Jorge Salkeld, da Octagon Internacional. Os encontros foram importantes para um novo grande projeto do tênis brasileiro. 

 

Outra reunião importante foi realizada com André Sá, presidente da Comissão de Atletas da Confederação Brasileira de Tênis. O presidente da CBT também se reuniu com os treinadores enviados pela entidade para acompanhar os atletas em Roland Garros e ainda com tenistas profissionais brasileiros para tratar de assuntos referentes à Copa Davis.

 

Ainda sobre a Copa Davis, Lacerda se reuniu com o presidente da Real Federação Espanhola de Tênis, Jose Luis Escañuela, que confirmou a Espanha com força máxima no confronto entre brasileiros e espanhóis no Playoff do Grupo Mundial de 12 a 14 de setembro no Ginásio Estadual Geraldo José de Almeida (Ibirapuera), em São Paulo.

 

O presidente da CBT também se reuniu com os técnicos brasileiros que acompanharam os tenistas em Roland Garros ao lado de Patricio Arnold, coordenador do Departamento de Alto Rendimento da CBT, que esteve em reuniões com treinadores internacionais visando ações do tênis do Brasil. Ele ainda aproveitou para acompanhar os tenistas juvenis em quadra.

 

Cesar Kist, coordenador do Departamento de Capacitação e Desenvolvimento da CBT, esteve presente na reunião anual da Comissão de Treinadores da Federação Internacional de Tênis (ITF) da qual é membro.

 

Em quadra, o Brasil teve o encerramento de um longo jejum de vitórias na chave feminina de um Grand Slam, com Teliana Pereira quebrando a série de 25 anos. Thomaz Bellucci também voltou a vencer a primeira rodada de Roland Garros depois de ter ficado fora do torneio no ano passado. Os duplistas André Sá, Bruno Soares e Marcelo Melo também tiveram importante participação. Sá e Melo atingiram as quartas de final, enquanto Soares foi às semifinais de duplas mistas.

 

Os juvenis brasileiros tiveram uma das melhores participações da história do país, com Orlando Luz alcançando as semifinais e Marcelo Zormann as quartas de final na chave masculina de simples. Nas duplas, Orlando Luz e João Menezes atingiram a semifinal masculina, enquanto Luisa Stefani chegou às semifinais femininas. 

 

O Brasil teve uma de suas maiores participações com seis tenistas nas chave principais masculina e feminina, contando com os já citados Luz, Menezes, Zormann e Stefani, além de Rafael Matos e Letícia Vidal. O país foi o quinto em número de jogadores na chave juvenil de Roland Garros.

 

“Permaneci bastante com eles, foi uma convivência muito legal. Foi bacana também a presença do Braguinha em todos os jogos dos tenistas juvenis do Brasil e a bonificação que ele dá para cada vitória dos meninos, além do Guga acompanhando e torcendo muito na semifinal”

 

O Beach Tennis do Brasil também foi bem representado com a participação em exibições na quadra 13 contra Itália e França. Em uma grande ação de divulgação do esporte, os brasileiros campeões mundiais Joana Cortez, Samantha Barijan, Vinicius Font e Guilherme Prata estiveram acompanhados do coordenador de Beach Tennis da CBT, Edwin Suikerbuik, em Paris.

 

Maior ídolo do tênis brasileiro, Gustavo Kuerten esteve mais uma vez presente em Roland Garros e acompanhou os tenistas juvenis brasileiros torcendo e dando conselhos ao final de suas partidas junto ao irmão Rafael Kuerten. Guga também visitou a equipe brasileira de Beach Tennis nos dias das exibições e esteve em contato com os membros da diretoria da CBT.

 

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio oficial dos Correios - patrocinador oficial do Tênis do Brasil. O co-patrocínio é da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil e Tretorn - a bola oficial do Tênis brasileiro. O apoio é do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Mais informações em Twitter.com/cbtenis, Facebook.com/cbtoficial, Instagram.com/CBToficial e Flickr.com/photos/cbtenis