Liga de Tênis Escolar foi realizada no sábado em SP
Liga de Tênis Escolar foi realizada no sábado em SP 16 Out 2014

A quarta e última etapa da Liga de Tênis Escolar da LE2/Nescau foi realizada no último sábado, dia 11 de outubro, no Colégio Elite, na Zona Norte de São Paulo, reunindo crianças de dez escolas paulistanas.

 

O professor Sergio Almeida, anfitrião desta quarta etapa, atua em escolas particulares da Zona Norte de São Paulo e levou ao evento o maior número de atletas com o total de 21.

 

As crianças fizeram disputas por equipes em três formatos: simples, duplas e team tennis (onde uma dupla de crianças joga dois pontos de cada vez em simples, tendo a oportunidade de trocar informações táticas com seu parceiro de equipe e torcer pelo companheiro).  Desse modo, em pouco tempo tiveram experiências diversas, mas sempre participando de um time.

 

“A Liga pretende se estabelecer, juntamente com os festivais e jogos do Programa Jogue Tênis nas Escolas da Confederação Brasileira de Tênis e os Correios, como a maior e melhor porta de entrada das crianças para as competições de tênis. Ela é inclusiva, e adaptada ao nível de jogo dos que estão começando, ou seja, todas as crianças que já conseguem trocar bolas podem disputar”, explica Suzana Silva, árbitra geral da Liga de Tênis Escolar.

 

“Esse tipo de formato tem sido muito feliz, pois cumpre o objetivo de mostrar às crianças que jogar é divertido, que perder ou ganhar não é nenhum bicho de sete cabeças, apenas faz parte da experiência”, completa Suzana, que é membro da equipe de Capacitação da CBT.

 

Mais uma ação inovadora da Liga foi a introdução da arbitragem educativa, que prepara as crianças para o conhecimento das regras básicas do jogo, e também auxilia os pais para que assistam aos jogos sem interferir, deixando que as crianças cometam erros e solucionem problemas.  

 

“O jogo de tênis é justamente mais desafiador que outros esportes por trazer problemas diferentes a cada ponto, a cada adversário, e na maioria das vezes o tenista enfrenta seus desafios sozinho em quadra. Começar a vida esportiva em disputas por equipes prepara o coração da criança para as emoções que ainda estão por vir: afinal, o caminho do tenista até a maturidade leva pelo menos dez anos!” completa Suzana.

 

O Programa Jogue Tênis nas Escolas da Confederação Brasileira de Tênis é parceiro da Liga de Tênis Escolar (LE2). 

 

“Estamos convencidos de que o primeiro contato com o tênis pode ser no ambiente escolar, nas aulas de Educação Física ou nos cursos extracurriculares. Esse movimento tem crescido muito no Brasil nos últimos cinco anos, e já temos crianças participando de torneios federados oriundas dos programas escolares”, afirma Airton Santos, coordenador do PJTE CBT/Correios.

 

Confira abaixo os vencedores da IV Etapa da Liga de Tênis Escolar da LE2:

 

Até 10 anos Bola Laranja

Simples:

1º Lugar – Colégio Vértice e Franciscano Pio XII

2º Lugar – Escola Santa Maria

3º Lugar – Escola Santa Maria

 

Duplas:

1º Lugar – Colégio Elite e Escola Santa Maria

2º Lugar – Colégio Vértice e Franciscano Pio XII

3º Lugar – Escola Santa Maria

 

 

Até 10 anos Bola Vermelha

 

Team Tennis e Duplas A

1º lugar – Passionista Santa Gema e Passionista São Paulo da Cruz

2º lugar – Colégio SION

3º lugar – Escola Santa Maria

node type 8 

 

Team Tennis e Duplas B:

1º lugar – Escola Santa Maria e Colégio Objetivo Teodoro

2º lugar – Escola Santa Maria e Colégio Elite

3º lugar – Escola do Futuro

 

 

CONTAGEM GERAL 2014

Este ano a Liga experimentou o formato de “Corrida dos Campeões”: quanto mais as escolas participaram, mais tiveram a oportunidade de marcar pontos.  

 

Somados os pontos ao longo do ano, a escola campeã de 2014 foi a Escola Santa Maria, que fica no bairro do Pari. A segunda colocada foi o Colégio Franciscano Pio XII, que fica no Morumbi, e terceira colocada o Colégio Vértice, que fica no Campo Belo.

 

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio oficial dos Correios - patrocinador oficial do Tênis do Brasil. O co-patrocínio é da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil e Tretorn - a bola oficial do Tênis brasileiro. O apoio é do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Mais informações em Twitter.com/cbtenis, Facebook.com/cbtoficial, Instagram.com/CBToficial e Flickr.com/photos/cbtenis