Teliana conquista título histórico no WTA de Bogotá
Teliana conquista título histórico no WTA de Bogotá 19 Abr 2015

O Brasil tem uma nova campeã de WTA. Depois de 27 anos, Teliana Pereira reescreveu a história do tênis nacional ao conquistar o primeiro título de WTA da carreira, em Bogotá, derrotando a cazaque Yaroslava Shvedova, por 7/6(2) 6/1. 

 

Com 26 anos de idade e 130a na WTA, a tenista nascida em Pernambuco e radicada em Curitiba, ganhou um cheque de US$ 43 mil e marcou 280 pontos no ranking mundial, que devem colocá-la na sua melhor posição no ranking (até hoje foi a 87ª), quando a nova lista for divulgada na segunda-feira.

 

"Acho que ainda estou em choque. Não estou acreditando. Foi a melhor semana da minha vida. Desde sempre eu treinava sonhando em ganhar um WTA e agora consegui. Foi muito importante ter jogado Medelin. Lá também tinha altitude, como aqui e foi uma preparação muito boa," disse Teliana, que venceu a 10ª partida seguida. Ela foi campeã de um Challenger em Medelin na semana passada e hoje ganhou a Copa Claro Colsanitas, o WTA International de Bogotá, sem perder um set na competição.

 

A brasileira que nunca havia enfrentado Shvedova, 75ª no ranking já esperava uma partida difícil. "Hoje sabia que seria um jogo duríssimo. A Yaroslava saca muito bem e quando o jogo começou eu não sabia onde ficar para devolver o saque. Mas depois fui mais pro fundo e tudo melhorou. O mais importante é que eu estava muito sólida a semana toda. Fisicamente eu estava muito bem também."

 

Nascida no país de Maria Esther Bueno, mas sem tenistas entre as melhores nas últimas décadas - a última a ganhar um WTA foi Niege Dias em 1988, em Barcelona, Teliana espera que a vitória em Bogotá impulsione o tênis nacional. "Nem sei o que dizer sobre esse recorde. Estou muito contente. Precisamos de mais gente jogando tênis no Brasil. Precisamos de mais jogadoras entre as top 100. Temos boas tenistas. Estamos melhorando. E esse título é muito importante também não só para o Brasil, mas para a o tênis da América do Sul," disse a brasileira, a melhor tenista da região.

 

Após conquistar o tão esperado trofeu de WTA, Teliana lembrou de momentos difíceis da carreira, como as lesões no joelho, mas principalmente no ano passado. "Foi o momento mais difícil. Tive muitos problemas no joelho. Fiquei um ano e meio sem jogar em 2009. Voltei a jogar e estava muito bem, até que no ano passado, em setembro, aconteceu a mesma coisa e me lesionei de novo. Essa segunda vez foi mais difícil. Eu estava em uma fase boa, jogando bem. Mentalmente quando acontece uma coisas dessas é muito duro. Você tem que parar, voltar a jogar sem ritmo, sem confiança e a verdade é que nos últimos meses estava jogando muito bem. Eu tentava bastante, o joelho estava muito bem, mas mentalmente estava duro. Aí veio Medellin semana passada, ganhei o torneio, melhorando a cada rodada e pensando em jogar melhor a cada dia e olha o que aconteceu hoje?"

 

A tenista aproveitou para agradecer o irmão e treinador Renato, que viaja com ela o circuito, o namorado, a equipe e a família. "É um sonho realizado não só meu, mas da minha família, do meu namorado e da minha equipe." 

Ela lembrou também, na cerimônia de premiação, do primeiro treinador, Didier Rayon. Foi na academia do francês, em Curitiba, que ela começou a jogar tênis, quando a família se mudou do sertão de Pernambuco para lá, onde o pai foi trabalhar. Na academia de Rayon ela e os irmãos eram pegadores de bola e começaram a jogar tênis a partir daí. 

 

O WTA de Bogotá foi o segundo de uma série de cinco torneios que Teliana disputa antes de Roland Garros. Ela foi campeã em Medelin e hoje em Bogotá e agora segue para Marrakesh (27 de abril), Cagnes Sur Mer e Saint Gaudens, antes de chegar a Paris.

 

 

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio oficial dos Correios - patrocinador oficial do Tênis do Brasil. O co-patrocínio é da Asics - marca esportiva oficial do Tênis no Brasil e Tretorn - a bola oficial do Tênis brasileiro. O apoio é do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Ministério do Esporte. Mais informações em Twitter.com/cbtenis, Facebook.com/cbtoficial, Instagram.com/CBToficial e Flickr.com/photos/cbtenis